Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-04-2012

Idosa morre depois de esperar 36 horas por vaga em UTI
Ela deu entrada em um pronto socorro na manh� de ter�a-feira (17). Josefa Ara�jo Andrade faleceu na noite quinta-feira em uma maca.
Idosa morre depois de esperar 36 horas por vaga em UTI
Foto: g1.globo.com

Josefa Ara�jo Andrade, de 74 anos, morreu ap�s uma espera de 36 horas por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital M�rio Gatti, em Campinas. A paciente deu entrada no Pronto Socorro do bairro S�o Jos� na manh� de ter�a-feira (17) com o quadro de virose e desde ent�o permaneceu internada na unidade. "Ela ficou em uma maca. Vamos dizer assim, a um metro do ch�o e no corredor", disse a neta da paciente Patr�cia Aparecida Reis.

Na tarde de quarta-feira (18) o quadro de sa�de dela piorou. A fam�lia foi comunicada que ela deveria ser transferida para a UTI e ent�o come�ou uma busca dos m�dicos do PS e do Samu por uma vaga no M�rio Gatti. Mas at� o final da tarde desta quinta-feira a resposta era que n�o havia leito dispon�vel. Familiares tentaram vaga no hospital e chegaram a ir l�, mas n�o conseguiram.

Durante este per�odo Josefa Ara�jo deixou de receber medicamentos que s� podem ser aplicadas em unidades de terapia intensiva. "Se ela tivesse ido para uma UTI, com a medica��o correta, ela teria grandes chances", disse a sobrinha de Joseja, C�ssia Correia.

A Secretaria de Sa�de admitiu que h� falta de vagas em unidades de terapia intensiva, mas o �rg�o n�o quis comentar este caso em espec�fico.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir