Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 20-04-2012

Amazonas registra segunda morte por suspeita de gripe H1N1
Mulher veio a �bito na noite desta ter�a-feira (17) no Hospital Jo�o L�cio. Susam e Funda��o Vigil�ncia e Sa�de n�o confirmam causa da morte.
Amazonas registra segunda morte por suspeita de gripe H1N1
Foto: g1.globo.com

O Amazonas registrou a segunda morte por suspeita de gripe H1N1 em 2012. Uma mulher morreu, na noite desta ter�a-feira (17), com suspeita da doen�a, no Hospital e Pronto Socorro Jo�o L�cio, na Zona Leste de Manaus. De acordo com a Secretaria de Estado da Sa�de (Susam), o atestado de �bito aponta tamb�m s�ndrome respirat�ria aguda grave e pneumonia como poss�veis causas da morte.

O diretor-presidente da Funda��o Vigil�ncia em Sa�de (FVS), Bernardino Albuquerque, afirmou que ainda n�o � poss�vel afirmar que o motivo da morte da mulher foi gripe H1N1 e � necess�rio haver uma confirma��o em laborat�rio quando h� �bito. "A morte n�o quer dizer que foi por conta da [gripe] H1N1. N�o tem como afirmar, clinicamente, que foi a gripe H1N1. N�s temos outros v�rus que tamb�m podem determinar quadros graves e que tamb�m podem matar", enfatizou.

A Susam tamb�m n�o confirma que a causa tenha sido a gripe H1N1. Um exame para detec��o do v�rus Influenza A H1N1, que utiliza a tecnologia PCR (Rea��o em Cadeia de Polimerase), deve ser feito, segundo a FVS, para confirmar as causas da morte da mulher. "Em casos como esse, � necess�rio ter a confirma��o laboratorial como este exame de tecnologia de ponta e de alta confiabilidade que � feito pela coleta de secre��o do paciente", destacou o diretor.

Ainda segundo Bernardino, esse documento de confirma��o que aponta a causa da morte � comum quando h� envolvimento com a gripe H1N1, mas o procedimento � diferente para tratamento de pacientes com a doen�a. "O Minist�rio da Sa�de recomenda que se houver suspeita da doen�a j� deve ser iniciado o tratamento. Somente os �bitos que precisam confirmar. Esse comprometimento pulmonar pode ser causado por diferentes doen�as e n�o s� pela gripe H1N1", acrescentou.

A previs�o para conclus�o do laudo que confirma a causa da morte da mulher deve ser emitido em 48 horas.

Uma morte confirmada por H1N1 no Amazonas

O Amazonas registrou a primeira morte, e �nica confirmada este ano, por gripe H1N1 no dia oito de mar�o. A v�tima era moradora do munic�pio de Borba, a 151 km de Manaus, e veio a �bito na Unidade de Tratamento Intensito (UTI) do Hospital Adriano Jorge, na Zona Sul de Manaus.

Em 2009, foram 24 mortes registradas e outras 12 em 2010. No ano passado, n�o houveram mortes. Segundo a FVS, 532 mil pessoas receberam a vacina contra o v�rus H1N1 no Amazonas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir