Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-04-2012

Marcha em Brasília pede rapidez no julgamento do mensalão
Manifestantes querem que corrupção seja considerada crime hediondo. Ato organizado pela internet deve ocorrer em outras 80 cidades do país.
Marcha em Brasília pede rapidez no julgamento do mensalão
Foto: g1.globo.com

Manifestantes saíram em passeata neste sábado (21) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para pedir agilidade no julgamento do mensalão, exigência de ficha limpa para todos os ocupantes de cargos públicos, o fim do voto secreto no Congresso e a transformação de corrupção em crime hediondo.

A marcha foi organizada pelas redes sociais e deve se repetir em outras 80 cidades do país. Segundo os organizadores, a manifestação reunia 20 mil pessoas em Brasília. A Polícia Militar estimou em 6 mil o número de participantes.

Veja galeria de fotos

A maior parte dos integrantes do movimento usava camiseta preta. Na passeata, os manifestantes levavam faixas e usavam megafone para protestar. Pessoas que acompanhavam na Esplanada eventos dos 52 anos de aniversário de Brasília se juntaram à manifestação.

Os manifestantes partiram do Museu da República às 10h e seguiram para a Praça dos Três Poderes, onde se dispersou por volta das 13h. Em frente ao Supremo, muitos pediriam o fim do foro privilegiado no julgamento de políticos e outras autoridades e o repasse de 10% do orçamento para a saúde.

Um dos organizadores do Movimento Brasil Contra a Corrupção, Giderclay Zaballos falou ao G1 da necessidade de protestar contra a corrupção. "Nós estamos aqui de novo porque estamos indignados. Se não houvesse nada disso [corrupção], a gente estaria aqui apenas curtindo a festa de Brasília. Mas não, viemos aqui para protestar contra tudo isso que está acontecendo."

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Francisco Caputo, participou da manifestação. "Esse movimento é bonito porque ele é espontâneo, ele não tem dono, ele é de todos nós, que queremos o melhor para o Distrito Federal. Esse movimento é de todos aqueles que já não aguentam mais essa impunidade que ainda existe em nosso país, todos nós que nao aguentamos mais os desvios dos políticos, das empresas."

Esta é a terceira marcha contra a corrupção organizada pela web. A primeira foi realizada no feriado do dia 7 de setembro do ano passado. A segunda, no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.


Manifestante em maquete do Congresso durante a 3ª Marcha Contra a Corrupção em Brasília




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir