Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 24-04-2012

Cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva até o dia 19 de maio
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está vacinando cães e gatos em domicílios da área rural de Cachoeiro de Itapemirim desde o dia 09 de abril. A equipe de vacinação deve percorrer todo o interior do município.
Cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva até o dia 19 de maio
Foto: Divulgação PMCI

O serviço também está sendo disponibilizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica às margens da Rodovia Cachoeiro-Muqui, no bairro Aeroporto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h.

Todos os cães e gatos que tenham a partir de três meses de idade devem ser imunizados contra a raiva todo ano. "Não há contraindicação. Mesmo os animais que estejam em período de gestação, ou adoentados, ou amamentando podem e devem ser vacinados", esclarece a secretária municipal de Saúde Márcia Fardim.

A secretária explica ainda que essa imunização é muito importante porque a raiva não tem cura e pode matar tanto o animal, que é vítima dessa doença, quanto os humanos que forem infectados por ela. "Portanto, a melhor maneira de se ver livre desse problema é a prevenção, a vacinação", completa Márcia Fardim. A previsão é superar 25 mil animais vacinados em Cachoeiro.

O Dia D de vacinação contra a raiva será dia 19 de maio (sábado), das 7h às 17h. Serão mais de 70 locais de imunização em toda a cidade, em escolas, centros comunitários, quadras poliesportivas e ginásios.

Sintomas da raiva em cães e gatos

- O animal não consegue beber água (hidrofobia) e nem se alimentar
- Salivação em excesso
- Agressividade além do normal.

Transmissão para humanos

- A transmissão da raiva para seres humanos pode ocorrer por meio da mordida do animal ou contato da saliva do cão ou gato com a pele ferida da pessoa
- Arranhão de cães ou gatos contaminados pela raiva também pode transmitir a doença para humanos.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir