Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-04-2012

Serra busca alternativas para o possível fim do Fundap no ES
Cidade discuti planejamento para os próximos 20 anos. Prefeito queria período de transição.
Serra busca alternativas para o possível fim do Fundap no ES

O município da Serra, região metropolitana do Espírito Santo, começa a estudar alternativas para amenizar os impactos que o possível fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) pode causar à cidade. Segundo o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, o município pode perder cerca de R$ 80 milhões por ano. A cidade começa a discutir nesta terça-feira (24) o planejamento municipal para os próximos 20 anos.

O prefeito afirma que a cidade já esperava o fim do Fundap, mas a expectativa era que houvesse um período de transição. "Esse valor de R$ 80 milhões representa aproximadamente 11% da receita da Serra e, o que é pior, o município perde atividade econômica. Quando se perde atividade econômica fecha-se oportunidades de trabalho. A cidade começa a se preparar para projetos importantes, modernizando o município visando ao desenvolvimento, pois a Serra dependia muito dos investimentos do governo federal e estadual", afirmou Vidigal.

Algumas obras do local podem ser prejudicadas com a fim do fundo, mas Sérgio Vidigal garantiu que o projeto de construção do aeroporto da cidade está mantido. "O projeto já está finalizado e a Infraero já sinalizou positivamente. O que precisamos agora é terminar o projeto executivo. Primeiramente, ele começará como aeroporto de carga e, posteriormente, poderá receber também passageiros", explicou o prefeito.

Para compensar o possível fim do Fundap, a Serra vai precisar de investimentos em infraestrutura e investimento tanto do governo federal quanto estadual. "Obras como o contorno do Mestre Álvaro e de Jacaraípe e mergulhão da Avenida Norte-Sul são fundamentais para o desenvolvimento da cidade da Serra", disse Vidigal. Para o prefeito, o governo estadual é o que menos perde recursos com o fim do Fundap. Segundo ele, quem perde, de fato, são os municípios capixabas.
Votação

O plenário do Senado Federal vota nesta terça-feira (24) o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos, que inviabilizou o Fundap. O governo do estado já não demonstra esperança em reverter a situação e se prepara para ingressar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Serviço
Seminário Serra: agenda do futuro 2012-2032
Data: quarta-feira (24)
Local: Cerimonial Porto Bello (Serra)
Horário: 13h30
Inscrições: por meio do telefone (27) 3291-2195 ou pelo site da Prefeitura da Serra

Programação
Painel I - Serra sustentável
Palestrante: Sérgio Vidigal, prefeito da Serra
Tema: Iniciativas e estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável no município da Serra.

Painel II - Meio ambiente e sustentabilidade
Palestrante: fernando Almeida, membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds)
Tema: Experiências e ações de sucesso na área de desenvolvimento sustentável

Painel III - Desenvolvimento capixaba: sustentabilidade pós-ameaças
Palestrante: Paulo Hartung, ex-governador do estado
Tema: Estratégias para manter o nível de desenvolvimento econômico da Serra no pós Fundap.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir