Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2012

Testemunhas relatam ao júri como foi o primeiro ataque do atirador
Especialista contou como Anders Behring Breivik explodiu bomba na capital. Julgamento do ultradireitista que matou 77 está na 2ª semana em Oslo.
Testemunhas relatam ao júri como foi o primeiro ataque do atirador

"Houve um enorme rugido", explicou nesta terça-feira (24) perante o tribunal de Oslo um vigia ao descrever a explosão da bomba que o extremista de direita Anders Behring Breivik acionou matando oito pessoas e deixando dezenas de feridos no ano passado perto da sede do governo da Noruega.

Tor Inge Kristoffersen, agente de segurança no bairro dos ministérios, explicou como viu uma caminhonete branca estacionar aos pés da torre que abriga os gabinetes do primeiro-ministro no dia 22 de julho de 2011 e iniciou as verificações habituais com a ajuda das câmeras de vigilância.

"Quando fiz um zoom sobre a placa de matrícula, o carro explodiu", disse Kristoffersen, que estava então no centro de operações, localizado no subsolo do edifício. "A metade das imagens desapareceu de nossas telas porque as câmeras foram destruídas na explosão".

"Houve um enorme rugido (...) o teto acima de nossas cabeças começou a se mover como uma onda, como se fosse água", disse.

Ex-militar, o vigia seguiu trabalhando no bairro dos ministérios depois do atentado e comparou o local a "uma zona de guerra".

Nas semanas que se seguiram aos ataques, ocorreram críticas ao fato de que se pode estacionar um veículo tão perto do centro nervoso das autoridades.

Durante seu testemunho, Kristoffersen lembrou que a obra, iniciada em 2006, estava em curso para proibir a circulação na rua que leva ao edifício, mas que, enquanto isso, o "estacionamento ilegal" era frequente neste local.

A partir de uma reconstrução e de simulações, Svein Olav Christensen, engenheiro do ministério da Defesa especialista em explosivos, explicou ao tribunal que a bomba de Breivik havia liberado uma energia comparável ao equivalente de 400 a 700 kg de TNT.

"A carga principal é fácil de fabricar", disse. Mas "o detonador é mais difícil", acrescentou.

Feita à base de fertilizante, diesel e alumínio, a bomba de 950 kg deixou oito mortos e dezenas de feridos entre os pedestres e os funcionários dos ministérios.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir