Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Após negociação, índios desocupam sede da Funai em Manaus
Coordenador regional não vai deixar o cargo, como exigem os índios. Lideranças indígenas pretendem levar reivindicações à Dilma Rousseff.
Após negociação, índios desocupam sede da Funai em Manaus
Foto: g1.globo.com

Após mais de uma hora de conversa intermediada pela Polícia Federal (PF), indígenas desocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai). No entanto, a reivindicação dos índios não foi atendida - o coordenador regional Luiz Fernando Caldas continua no cargo.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal, delegado Sérgio Fontes, as reivindicações dos indígenas foram ouvidas e as conversas vão continuar em uma reunião que ainda não tem data para acontecer. "Tudo o que foi pedido vai ser levado em consideração pela Funai. Suspeitamos que por trás desse movimento pode haver uma manipulação, pois a saída do atual coordenador, que atua há apenas 3 meses, é a principal reivindicação dos indígenas", disse.

Ainda segundo Fontes, será elaborado um documento sobre a situação. "Estamos convidando as lideranças de todas as comunidades para que possa haver o diálogo. Eles vão elaborar um documento com as reivindicações para apresentar ao coordenador geral da Funai, em uma reunião com data ainda a ser marcada", afirmou Fontes.

O indígena Antônio Mota, da etnia Mura, afirmou que reunirá as lideranças indígenas no município de Autazes, e que pretende levar o caso até a presidenta Dilma Rousseff. "O nosso administrador não quer conversar conosco. Estamos indo amanhã para o interior para reunir as 37 lideranças de comunidades em Autazes e fazer um documento para ser entregue à Polícia, e às coordenações regional e nacional da Funai, Ministério Público e para a presidenta Dilma, em Brasília", ressaltou o indígena.

Os índios exigem a exoneração do atual coordenador regional da Funai, que segundo eles, não atende as necessidades do povo indígena. "Quando precisamos de algo a gente faz o documento, vem aqui, mas ele nunca atende os nossos pedidos", disse o Tuxaua.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir