Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Campanha contra aftosa em MT deve vacinar 12 milhões de animais
Meta é imunizar 12,5 milhões de animais com até 24 meses. Somente na área do Pantanal trabalhos serão feitos em novembro.
Campanha contra aftosa em MT deve vacinar 12 milhões de animais
Foto: g1.globo.com

Cerca de 12,5 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados em Mato Grosso na campanha de vacinação contra febre aftosa, marcada para iniciar no próximo dia 1º e encerrar em 31 de maio. Nesta etapa, o objetivo é alcançar animais com até 24 meses. A vacinação vai ocorrer na maior parcela do estado, exceto nas propriedades do Pantanal, por causa do difícil acesso a estes locais no período do ano ocasionado pelas cheias. A imunização nessa região deverá ser feita pelo criador em novembro.

Segundo a coordenadora de Defesa Animal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Daniella Soares, aproximadamente 500 servidores do órgão vão atuar em fiscalizações nas propriedades, sendo que 44 deles devem se concentrar em três municípios localizados na região de fronteira com a Bolívia.

"Esses servidores devem se concentrar nos municípios de Vila Bela de Santíssima Trindade, Cáceres e Porto Esperidião. Além das propriedades destes municípios, os servidores vão agir em um raio de 15 km partindo da fronteira. A nossa expectativa é que 596 propriedades desta região participem da etapa da vacinação", informou.

Os criadores que não vacinarem os seus rebanhos, conforme o Indea, podem ser penalizados com o pagamento de multas ou podem sofrer penalidades administrativas, não podendo transportar os animais pelo período de no mínimo 30 dias.

Segundo Daniella Soares, o lançamento oficial da campanha de vacinação para a faixa de fronteira ocorre nesta quarta-feira (25) na cidade de Porto Esperidião. Já na cidade de Juara, marcando o início dos trabalhos para as demais regiões, no dia 28 deste mês.

Aproximadamente 29 milhões de bovinos e bubalinos foram vacinados contra febre aftosa em Mato Grosso na última campanha realizada em novembro do ano passado, conforme o Indea. Nesta etapa, foram imunizados animais de todas as idades. As ações ocorreram nas propriedades espalhadas pelos 141 municípios do estado. Com este número, o estado alcançou 99,76% de cobertura do plantel.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir