Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Milhares fazem protesto contra atirador na capital da Noruega
Ultradireitista Anders Behring Breivik � julgado pela morte de 77 pessoas. Sob chuva, manifestantes cantaram can��o ridicularizada por ele no j�ri.
Milhares fazem protesto contra atirador na capital da Noruega
Foto: AFP

Cerca de 40 mil noruegueses realizaram uma manifesta��o nesta quinta-feira (26) em Oslo, nos arredores do tribunal onde Anders Behring Breivik est� sendo julgado pela morte de 77 pessoas.

Organizadores disseram que o protesto foi uma forma de mostrar que o massacre do ano passado n�o alterou o car�ter tolerante da Noruega.

"Somos n�s quem vencemos", disse o cantor folk Lillebjoern Nilsen, que puxou o canto e viu a multid�o se embalando suavemente sob a chuva. Muita gente segurava rosas sobre a cabe�a, e alguns choravam.

Nos �ltimos dias, Breivik tem narrado em tom desafiador como deixou um carro-bomba no centro de Oslo e em seguida matou 69 pessoas, a maioria adolescentes, em um acampamento do Partido Trabalhista nos arredores da capital. Ele alegou ter agido em leg�tima defesa, para "proteger" a sociedade norueguesa do multiculturalismo.

Durante o protesto, a multid�o entoou "Filhos do Arco-�ris", can��o que exalta a sociedade multicultural. Durante o julgamento, Breivik ridicularizou essa m�sica, citando-a como sendo uma propaganda marxista.

Houve tamb�m uma passeata de v�rios quarteir�es at� o tribunal onde Breivik est� sendo julgado, que fica perto do local onde o carro-bomba explodiu em 22 de julho, matando oito pessoas. Manifesta��es musicais semelhantes aconteceram em outras cidades norueguesas.

Dentro do tribunal, sucessivos sobreviventes descreveram o atentado a bomba. "Eu estava cuspindo sangue", disse Harald Foesker, que estava trabalhando no Minist�rio da Justi�a quando a bomba de fertilizantes, com 950 quilos, explodiu do lado de fora. "Senti de repente que era um atentado terrorista contra o pr�dio do governo... Pedi ajuda, mas ningu�m respondeu."

Ele contou que perdeu 80% da vis�o e precisou passar por cirurgias reparadoras da face, e acrescentou que se orgulha de viver em um pa�s que trata os r�us com dignidade.

Breivik, de 33 anos, qualifica suas v�timas como "traidores" que mereceram morrer por abra�arem valores esquerdistas que, na sua opini�o, abriram a Europa a uma lenta invas�o isl�mica.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir