Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Alunos do Filomena pintam em telas crônicas de Rubem Braga
Os alunos pintaram telas, fizeram pesquisas, escreveram e editaram, aprenderam advérbio produzindo folder e reconhecendo classes gramaticais em diversos gêneros textuais
Alunos do Filomena pintam em telas crônicas de Rubem Braga

Os alunos do 8º A vespertino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora "Filomena Quitiba", em Piúma estão fazendo uma série de atividades relacionadas ao estudo da Crônica na sala de aula. Recentemente, eles fizeram uma ampla pesquisa sobre a crônica e nesta, conheceram um pouco da trajetória do cronista cachoeirense Rubem Braga. Aproveitando o comando da professora de Língua portuguesa, que também é cronista, jornalista e poetisa, Luciana Maximo, os alunos escreveram crônicas sobre Rubem Braga, ilustraram e pintaram em tela. "Eles escolheram os textos que mais se identificaram e a partir de então pintaram belas telas. Além de escreverem crônicas lindas sobre a paixão de Rubem Braga pela prosa poética", ressaltou a professora.

Luciana já trabalha dessa forma desde 2009 quando propôs a área de Linguagens da Escola Municipal Professor Pedro Estellita Herkenhoff, em Cachoeiro de Itapemirim o projeto Retratos do Cotidiano que culminou com a presença de 27 cronistas na escola e uma grande exposição de telas e crônicas escritas e editadas pelos estudantes do 6º ao 9º ano.

Em Piúma, os alunos do 9º ano e do 1º do Ensino Médio tiveram a oportunidade de também conhecer melhor esse gênero textual. Além de pintarem telas eles redigiram textos com temas como o Pôr do Sol em Piúma, biografia de Rubem Braga sob o olhar deles, e escrita de textos relacionados a momentos especiais de suas vidas. Neste ínterim, os discípulos levaram fotografias de momentos marcantes de suas vidas e reproduziram em textos poéticos.

"O mais maravilhoso é ver que os estudantes se envolvem com a aula. Ao escrever, corrigir, editar no laboratório de informática, pesquisar e pintar. A aula foge a monotonia da rotina da sala de aula. Eles ficam aguardando a professora chegar e ler uma crônica. Tivemos textos magníficos onde eles redigiram sobre suas vidas. Nunca vou me esquecer da menina de que só teve uma boneca que, quando esta rasgou, ela ficou horas em frente ao latão de lixo chorando com pena de jogá-la fora. Não vou me esquecer do aluno Lucas Scherrer que todos os dias fala: _ Professora lê uma crônica ai pra nós, antes de começar a aula. Como não vou esquecer também da menina que escreveu sobre Rubem – o mestre das palavras. Enfim, ensinar o que para quê, esse é o meu questionamento todos os dias. A resposta está nos resultados, ensinar para propor oportunidade de novos conhecimentos", salientou Luciana Maximo.

Notícia das comunidades dos alunos

Notícia, artigos de opinião, entrevista, charges, síntese, editorial, sinopse e texto argumentativo foram alguns gêneros trabalhados no primeiro trimestre pela professora de Português. Enquanto exigência do CBC, Luciana selecionou a notícia, o texto de opinião, a charge e a entrevista para ensinar aos 1º anos, além da crônica. Para os 9º, o editorial, o texto argumentativo, a sinopse, a síntese, carta do leitor e o artigo de opinião, a partir de então, os alunos compreenderam a diferença entre textos literários e não literários e puderam expor um mural com todos os textos trabalhados. "Creio que a vivência que tenho no universo das letras facilita o envolvimento dos alunos nos conteúdos. Os 1º anos tiveram a missão de escrever notícias relacionadas à comunidade deles. O 9º fez análises de artigos de opinião, escrevam cartas do leitor e editoriais, os 8º pesquisaram, escreveram, pintaram e editaram. É maravilhoso ensinar adolescentes que querem compartilhar. A aula no laboratório para editar textos é sempre uma oportunidade de aproximar os alunos a escrita. Penso que o maior objetivo seja oportunizar o conhecimento de forma descontraída e dizer a eles que o texto tem muitas funções, desde sensibilizar a fazer uma denuncia, um elogio ou requerer algo. Os resultados estão no diário com o aproveitamento. Ah, eles também estudaram gramática, a partir da confecção de folder, confecção de baralhinhos com classes gramaticais, slides em Power Pont e outros recursos", adiantou a professora que é apaixonada pelos alunos.









    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir