Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Marquinhos Assad diz que deve pedir CPI e Dalva concorda ter de investigar Anchieta
O vereador de petebista de Anchieta Marcos Assad n�o descarta a possibilidade de propor uma Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) para investigar a Prefeitura de Anchieta, diante da possibilidade do munic�pio estar envolvido em supostos desvios de recur
Marquinhos Assad diz que deve pedir CPI e Dalva concorda ter de investigar Anchieta
Foto: Divulga��o

Segundo Assad, pelo menos oito ou nove empresas que atuam em Anchieta est�o diretamente ligadas ao esquema de corrup��o em Presidente Kennedy. Se Marcos propuser a CPI, a presidente da C�mara Dalva da Matta (PDT) deve assinar a solicita��o, pois para ela � preciso investigar para saber se h� fundamento na den�ncia do Minist�rio P�blico do Estado do Esp�rito Santo, onde o procurador Fernando Zardini cita o munic�pio de Anchieta entre os 15 que passar�o por uma an�lise rigorosa.

Como se pode constatar na den�ncia do ilustre procurador do MP, al�m do munic�pio de Presidente Kennedy, a MATRIX, - Sistemas e Tecnologia Ltda-ME, uma das empresas envolvidas no esquema de Kennedy e que presta servi�os em Anchieta, mant�m neg�cios escusos (ramifica��es), atrav�s do mesmo modo, junto em v�rios outros executivos municipais, dentro e fora do Estado do Esp�rito Santo (Estado de Goi�s). Apurou o delegado da Pol�cia Federal (PF), �lvaro Fajardo que o empres�rio Jurandy Nogueira Junior, "manteve contato com autoridades de diversos munic�pios capixabas, dentre os quais destacamos Marata�zes, Guarapari e Vit�ria, al�m de Anchieta onde firmou contrato nos mesmos moldes do celebrado com o munic�pio de Presidente Kennedy", destacou o promotor.

A investiga��o revelou que seu s�cio, Jurandy Nogueira Junior, movimentou um grandioso esquema para que a MATRIX sa�sse vencedora do contrato n�141/2011, firmado com o munic�pio de Anchieta/ES. O referido contrato tinha como objeto a presta��o de servi�o de software educativo e lousa digital. Valor do contrato: R$ 1.260.000,00 (um milh�o, duzentos e sessenta mil reais).

Em Anchieta o vereador Marcos Assad est� estudando a den�ncia do MP e a decis�o e tomada na opera��o Le Oswald e pretende j� na pr�xima sess�o solicitar uma CPI para investigar os contratos na Prefeitura de Anchieta, uma vez que h� resqu�cios de superfaturamento e beneficiamento de empresas nas licita��es. "Se honesto � uma obriga��o do pol�tico se a administra��o de Anchieta estiver ilesa, fez o papel dela, fez o certo, aplicar bem o dinheiro p�blico, sen�o, temos de tomar as medidas cab�veis, se o dinheiro foi desviado ilegalmente ter� de voltar para os cofres p�blicos. Eu acho que uma CPI � a seguran�a para o Poder Legislativo e at� para o poder p�blico, se tiver ileso, porque a CPI vai apurar quem est� envolvido realmente", adiantou Marcos.

Se os vereadores v�o votar pela abertura de uma CPI, Assad n�o sabe, mas acredita que a C�mara vai chegar a um ponto que ter� de fazer isso. "A fun��o dela � fiscalizar o poder p�blico. O povo elegeu o vereador para isso! Se a C�mara de Anchieta for omissa como se portou a Mesa Diretora de Kennedy, eu, por exemplo, estou fora dessa omiss�o, eu quero dar resultado ao povo. Meu mandato � do povo, eu n�o vou me omitir em situa��o nenhuma, quero que tenha transpar�ncia em todas as situa��es", ressaltou.

Marquinhos est� vendo o nome de Anchieta envolvida na den�ncia com muita tristeza, pois para ele � o dinheiro p�blico necess�rio para obras sociais sendo desviado. "Mas eu estou atento, como vereador de Anchieta e do ES, estou com a decis�o do desembargador Feu Rosa em minhas m�os e tamb�m com a den�ncia do Minist�rio P�blico, estou analisando isso tudo com muita cautela, muita coer�ncia e muito profissionalismo para ver que caminhos devemos tomar como vereador daqui pra frente, comentou.

Rapidamente, lendo a den�ncia que envolve Presidente Kennedy e cita o munic�pio de Anchieta, Marcos disse que viu algum envolvimento em empresas que tenha uma fila de favorecimento em licita��o. "Isso nos preocupa. Obras que poderiam ser feitas com pre�o muito menor, est�o saindo superfaturada em virtude de favorecimento em licita��es. Estou atento a esse fator tamb�m. Vamos nos aprofundar mais para poder tomar uma decis�o coerente", avisou.

Para o vereador, o Poder Legislativo tem de ser independente, foi feito para fazer boas leis, e fiscalizar o Executivo e foi exatamente o que o vereador T�rcio de Kennedy, exerceu com coer�ncia o seu papel de vereador, denunciou o esquema. "L� em Presidente Kennedy as a��es estavam muito abertas, as coisas ultrapassaram o limite da paci�ncia do ser humano. Em outros munic�pios as coisas est�o acoitadas. Estamos verificando qual a situa��o de Anchieta nesse contexto", comunicou.

De acordo com o vereador, ele tem todos os editais publicados pela Prefeitura de Anchieta, "tenho visto que muitas das empresas que est�o atuando em Anchieta s�o as mesmas que atuam em Kennedy. N�s fizemos v�rias den�ncias aqui nesta casa de leis. Estou surpreso com o nome do munic�pio diretamente citado na den�ncia de Zardini porque o nosso foco no momento era a sa�de, inclusive protocolei um dossi� de mais de 300 p�ginas com rela��o � sa�de do munic�pio. Fizemos um questionamento ao poder p�blico h� quase um ano e hoje eu entrei no site do Minist�rio da Sa�de, conferi o quin�s e continua a mesma situa��o", continuou.

A pr�xima sess�o da C�mara de Anchieta est� prevista para ocorrer no dia 08/05 uma vez que ter�a-feira dia 01 � feriado, enquanto isso marquinhos analisa p�gina por p�gina das mais de 200 da den�ncia do MP em rela��o a Kennedy e a decis�o do Tribunal de Justi�a do Esp�rito Santo.

Dalva da Matta disse que n�o vais ver omissa

Enquanto Legisladora a presidente da C�mara, Dalva da Matta disse que � preciso fazer o papel dela. "Nosso papel tem que ser legislar e averiguar os fatos, fazer com que eles apare�am. N�s fomos eleitos pelo povo para que d�ssemos respostas. O que aconteceu em Kennedy com pris�es e apreens�es de documentos. � preciso que tudo seja averiguado da forma mais transparente poss�vel e aqui, parece que houve apreens�es de documentos, eu penso que os fatos devem ser colocados a tona, apurados para que possamos tomar uma provid�ncia", disse.

Dalva assegura que n�o ser� omissa e se tiver que pedir uma CPI ir� pedir. "Com certeza, se estiver fatos que d�em sustenta��o estaremos abrindo sim uma CPI. Sendo que para abrir uma CPI precisamos de um quorum de seis vereadores. Seja qualquer vereador que indique para abrir uma CPI tem que primeiro ter seis vereadores favor�veis ao ato", informou.
Dalva observou a den�ncia do MP tamb�m e adiantou que esteve com o vereador Marcos onde ele apontou todos os ind�cios de que h� alguma coisa referente a Anchieta, mas n�o conhecia. "A partir de agora vamos nos reunir para ver que caminhos devemos seguir na C�mara. N�o somos policia nem detetive, mas temos de apurar os fatos", finalizou.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir