Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Entenda o quadro clínico do cantor Pedro Leonardo
Filho do cantor Leonardo sofreu acidente de carro e está em estado grave. Cérebro, pulmões e rins foram as partes mais afetadas.
Entenda o quadro clínico do cantor Pedro Leonardo
Foto: g1.globo.com / compimenta.com

O cantor Pedro Leonardo Dantas, de 24 anos, filho do sertanejo Leonardo, sofreu um acidente de carro na sexta-feira 20 de abril, que resultou em diversas lesões. No mesmo dia, ele foi levado para o Instituto de Ortopedia de Goiânia (IOG). O G1 conversou com o médico responsável pelo caso, Wandervan Azevedo, diretor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do IOG, que explicou a gravidade do quadro clínico do músico.

As principais complicações são na cabeça, nos pulmões e nos rins, e o estado do músico, que está sedado, é considerado grave.

O acidente

O acidente ocorreu na rodovia MG-452, no município de Tupaciguara (MG), perto da divisa com Goiás, por volta das 7h de sexta-feira (20). Ele voltava de um show realizado com o primo e companheiro de dupla, Thiago, na noite anterior, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Resgatado pelo Samu, o cantor foi levado para um hospital em Itumbiara (GO). Ainda na sexta, foi levado para o Instituto de Ortopedia de Goiânia (IOG).

Nesta quinta-feira (26), ele deve ser transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.








No momento do acidente, Pedro teve contusões na cabeça, nos pulmões, no abdômen e na perna.

No abdômen, o rompimento de vasos sanguíneos provocou um sangramento interno. Quando deu entrada no hospital, ele tinha muito líquido acumulado na região, mas os órgãos não foram muito afetados. A hemorragia foi resolvida ainda em Itumbiara.

A contusão no pulmão, causada pelo acidente, provoca insuficiência respiratória. Esse é o problema que faz com que Pedro dependa de aparelhos para respirar.

Além disso, ele enfrenta um quadro conhecido como "broncoaspiração", causado pela entrada de alimentos no trato respiratório. Azevedo acredita que o músico tenha vomitado no momento do acidente, e que este vômito tenha entrado nas vias aéreas. É uma situação delicada, pois pode provocar infecção grave.

Edema

No cérebro, Pedro teve um edema – um inchaço – causado pelo acidente. A contusão pode deixar sequelas, mas ainda é cedo para fazer esta avaliação, segundo Azevedo. Os médicos também encontraram uma isquemia, o bloqueio de sangue até uma parte do cérebro.

Segundo o médico, os exames mais recentes mostram que o inchaço do cérebro está diminuindo e que a isquemia está "bem limitada".

O quadro de Pedro atingiu seu ponto mais crítico na tarde de domingo e na madrugada de segunda. Nestes dois momentos, ele sofreu paradas cardíacas, em função da gravidade da situação.

"Ele está estável há dois dias", afirmou Azevedo. No entanto, Pedro apresentou problemas nos rins e precisou passar por hemodiálise, tratamento com uma máquina que substitui a função destes órgãos.

"O rim não foi atingido, isso é uma resposta inflamatória", explicou o chefe da equipe médica. Os rins estão sobrecarregado pela inflamação, mas devem voltar a funcionar normalmente quando ela terminar.







Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir