Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-04-2012

Rio Negro atinge casas na Zona Sul e moradores protestam, em Manaus
Casas das proximidades do Igarap� do S�o Raimundo est�o alagadas. Moradores exigem provid�ncias dos representantes do Governo do Estado.
Rio Negro atinge casas na Zona Sul e moradores protestam, em Manaus
Foto: g1.globo.com

Moradores das proximidades do igarap� do S�o Raimundo, na Zona Sul da capital, atearam fogo em pneus e madeira e interditaram, por cerca uma hora, a rua Lourival Muniz na manh� desta sexta-feira (27). Os manifestantes exigiram resposta do Governo do Estado em rela��o �s casas alagadas por causa da subida do n�vel das �guas do rio Negro.

De acordo com o morador Ailton Armando, os moradores est�o saindo pelo telhado, n�o t�m para onde ir e esperam o cumprimento das promessas feitas pelo poder p�blico. "Eles disseram que n�o iam dar madeira para fazer ponte nem maromba, mas prometeram que iam remover as fam�lias e dar apoio quando subisse a �gua. N�o se tem nem previs�o e, enquanto isso, as pessoas est�o saindo pelo telhado por causa da �gua", afirmou.

Segundo a moradora Ivanete Batista, o filho dela, de quatro anos, quase morreu afogado nesta quinta-feira (26). "Meu filho quase morreu porque ao redor da minha casa est� horr�vel e ningu�m anda direito por conta da �gua. Os becos est�o todos alagados".

A moradora Osana da Silva explicou � reportagem do G1 que precisou sair de casa. "A �gua est� com mais de um metro e n�o tem como ficar l�. Eles prometeram que iam tirar a gente de l� e at� agora nada. Est� com cinco anos que � s� promessa", disse.

Ap�s cerca de uma hora de protesto, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscaliza��o do Tr�nsito (Manaustrans) dispersaram os manifestantes, mas os moradores continuaram � espera de representantes do Programa Social e Ambiental dos Igarap�s de Manaus (Prosamin).

Apoio da Defesa Civil

Os moradores receberam madeira para a constru��o de pontes e passarelas, segundo a Defesa Civil do munic�pio. A distribui��o iniciou nesta quinta-feira (26) . De acordo com o subcomandante da Defesa Civil, Ary Renato, um estudo feito pelo �rg�o mostrou que a constru��o das marombas apresenta risco � vida das pessoas, j� que a maioria das casas n�o tem condi��es de receber um piso extra, podendo desabar por causa do peso.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir