Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-05-2012

Hospital flutuante atenderá população de Anamã durante cheia, no AM
Hospital funcionará em uma balsa, que ficará ancorada no porto da cidade. De acordo com a Defesa Civil, 100% das vias estão debaixo dágua.
Hospital flutuante atenderá população de Anamã durante cheia, no AM
Foto: g1.globo.com

O município de Anamã, a 909 km de Manaus, terá um hospital flutuante para garantir atendimento ambulatorial e de urgência à população. A cidade é uma das afetados pela cheia dos rios no Amazonas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou que transferiu, nesta quarta-feira (2), a estrutura hospitalar utilizada na Unidade Mista de Anamã para uma balsa, que ficará ancorada no porto da cidade até a descida das águas, esperada para o mês de julho. A Unidade Mista, que foi inundada, ficará fechada durante este período. Ainda segundo a Susam, houve reforço no estoque de medicamentos e que todos os equipamentos necessários já estão em funcionamento na unidade.

Segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, todo o atendimento será realizado no hospital flutuante, sem nenhum prejuízo à população. "A assistência será a mesma oferecida hospital do município", disse.

No hospital flutuante serão realizados os atendimentos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, como pequenas cirurgias e partos, além das consultas médicas. A unidade atenderá tanto a população da sede quanto das comunidades rurais do município.

O município de Anamã teve as ruas inundadas pela cheia que atinge o Amazonas. De acordo com a Defesa Civil, 100% das vias estão debaixo dágua. As escolas da rede pública municipal e estadual do município estão com aulas suspensas desde o dia 16. O secretário da educação de Anamã, José Luís, disse que as unidade de ensino preparam um calendário especial para tentar amenizar os danos do recesso, que até agora, não tem data para acabar.

Das 62 cidades existentes em todo o Amazonas, 38 já decretaram situação de emergência por causa da cheia que atinge as calhas dos rios Negro e Solimões.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir