Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 04-05-2012

Dia das Mães e as oportunidades para o comércio

Dia das Mães e as oportunidades para o comércio
Foto: SPC BRASIL

O Dia das Mães, que neste ano será comemorado em 13 de maio, tradicionalmente é uma grande oportunidade para movimentar as lojas, sendo a segunda melhor data comemorativa para o comércio depois do Natal. A data tem significados emocionais para os consumidores, que vão ao comércio para comprar presentes e homenagear as mães, uma figura importante em meio à família e à sociedade.
A questão é como atrair os clientes com tanta concorrência. Os próximos dias são decisivos para os lojistas realizarem bons negócios, mas é necessário se preparar para que isso de fato aconteça e exercer a criatividade para estabelecer a diferença.
Geralmente, o consumidor decide muitas compras por impulso na vitrine ou no balcão da loja. Por isso, são importantes a decoração temática e o apelo visual da loja, surpreendendo o consumidor e lembrando-o das emoções do Dia das Mães. Além de uma decoração diferenciada e atraente, os produtos principais e típicos da época devem ocupar locais bem visíveis dentro da loja, em meio a belas embalagens e peças decorativas.
Os comerciantes em geral estão otimistas com o movimento nas vendas para o Dia das Mães. No Rio de Janeiro, pesquisas estimam um crescimento de 12% no faturamento em relação a 2011. A previsão é que os presentes mais vendidos sejam vestuário, calçados, bolsas e acessórios, jóias e bijuterias, perfumes e produtos de beleza. Dos consumidores nessa época, 49,3% são os filhos, 25,3% os maridos, 18,4% as próprias mães e 7% os netos que escolhem os presentes nas lojas.
Brindes e vantagens
A transformação da loja e do produto em atração aumenta o potencial das vendas. Porém, é importante também oferecer vantagens ao consumidor, como bom preço, facilidades de pagamento, descontos no ato da compra, criação de kits promocionais, distribuição de brindes e sorteio de prêmios.
Vale lembrar que, para praticar esses benefícios, o comerciante deve antecipadamente conhecer a situação financeira do seu negócio e definir as possibilidades de descontos e outras vantagens sem comprometer a sua empresa. Mas não adianta oferecer vantagens se não proporcionar o atendimento de qualidade, que é a maior reclamação do consumidor e o principal motivo para desistência da compra. Em uma data tão importante e significativa como o Dia das Mães, é necessário emocionar, surpreender, cativar e promover experiências inesquecíveis ao cliente, o que se faz com equipes de vendas capacitadas e talentosas para o atendimento.
Negociação de dívidas

O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) orientam os lojistas em todo o país a estimular os consumidores com débitos a renegociar suas dívidas junto aos credores, aproveitando as taxas de juros mais baixas. Os comerciantes também serão orientados a renegociar suas próprias dívidas com bancos e financeiras para reduzir o custo da sua operação.

A redução dos juros estimulará a ida do consumidor às compras a prazo. Para potencializar esse movimento e conceder créditos com segurança, os lojistas devem adotar medidas preventivas contra inadimplência, cheques sem fundo e outros, fazendo cadastro consistente como fazem as empresas experientes. A consulta ao SPC é uma ferramenta indispensável para ancorar a concessão de crédito, permitindo aos comerciantes avaliar a situação dos consumidores e possíveis restrições com dívidas vencidas e não pagas, protestos por falta de pagamentos, ações judiciais e cheques sem fundos, entre outros.


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir