Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-05-2012

ES tem três primeiras mortes por dengue confirmadas em 2012
Vítimas eram de São Gabriel da Palha, Guarapari e Viana. Segundo a Sesa, 8.827 casos da dengue foram registrados em 2012.
ES tem três primeiras mortes por dengue confirmadas em 2012
Foto: Avia-GIS / via ESA

As três primeiras mortes causadas pela dengue, no Espírito Santo, em 2012, foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (3). As vítimas eram moradores de São Gabriel da Palha, no Centro-Oeste do estado, Guarapari e Viana, na região Metropolitana. Segundo a Sesa, este período do ano concentra grande parte das notificações da doença e, por isso, a atenção aos sintomas deve ser intensificada.

Também nesta quinta-feira (3), a Sesa informou que 8.827 notificações de casos de dengue foram registrados no estado neste ano, sendo 267 suspeitas da forma grave (dengue com complicação e hemorrágica),e outros três óbitos em investigação, no período entre 1º de janeiro e 28 de abril.

A coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Gilsa Rodrigues, afirmou que o principal sinal da dengue é a febre. Caso seja associada à dor de cabeça, dor nos olhos, nas juntas, músculos e barriga, é indispensável consultar um médico. O tratamento, entretanto, já pode ser iniciado em casa, por meio da hidratação, conforme informou a secretaria.

Sinais de gravidade da doença
- Dor abdominal intensa e contínua
- Sensação de desmaio
- Sangramento
- Dificuldade de respirar
- Vômitos persistentes
- Diminuição do volume de urina

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir