Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-05-2012

Mudança na poupança permite que juros continuem caindo, diz Dilma
Mudança no rendimento da poupança permite a continuação da queda de juros no país e cobra dos bancos privados que acompanhem o processo de baixa da taxa Selic e repassem a redução aos consumidores.
Mudança na poupança permite que juros continuem caindo, diz Dilma
Foto: diarioonline.com.br

A presidente Dilma Rousseff afirmou que a mudança no rendimento da poupança anunciada na última semana permite a continuação da queda de juros no país e voltou a cobrar dos bancos privados que acompanhem o processo de baixa da taxa Selic e repassem a redução aos consumidores.

"Fizemos uma mudança simples, justa e correta, capaz, ao mesmo tempo, de proteger o pequeno poupador e de permitir que as taxas de juros continuem caindo", disse Dilma nesta segunda-feira, no programa de rádio semanal "Café com a Presidenta".

O governo anunciou na última quinta-feira uma medida provisória que altera o rendimento das novas cadernetas de poupança, abrindo a possibilidade para o Banco Central continuar com a queda de juros no país. A remuneração da poupança passará a ser de 70 por cento da Selic mais Taxa Referencial (TR) toda vez que a taxa básica de juros ficar igual ou abaixo de 8,5 por cento.

Dilma também voltou a cobrar que os bancos repassem a diminuição dos juros para a população, reforçando seu discurso tendo como alvo os altos juros bancários.

"Não podemos aceitar que agora, quando estamos baixando os juros, ela se torne uma forma de lucro fácil para aqueles que só querem especular", disse a presidente.

"A queda da taxa de juros para o consumidor é um caminho sem volta, sabe por quê? Porque o Brasil tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos do mundo, e pode perfeitamente fazer a sua parte e ajudar o país diminuindo os juros que cobram dos trabalhadores e dos empresários", afirmou.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir