Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 08-05-2012

O escritor André Luis Soares estará autografando sua obra em Marataízes no Palácio das Águias
O Palácio das Águias uma vez mais estará de portas abertas para a AACL de Marataízes e a convite do professor Cleber o escritor, estará autografando sua obra: Gritos Verticais.
O escritor André Luis Soares estará autografando sua obra em Marataízes no Palácio das Águias
Foto: Bárbara Pérez

"Um aprendiz de poeta,... à procura das palavras: na trilha do próprio inverso; na contramão dos sentidos; o mais avulso entre os perdidos...

As suas próprias definições por si só diz da sensibilidade e profundidade com as raízes
Culturais e com sua espiritualidade poética.

ANDRÉ LUÍS SOARES nasceu em Brasília, em seis de outubro de 1964; porém, criou-se na cidade do Rio de Janeiro, sob a influência poético-musical da bela Copacabana, nas décadas de setenta e oitenta.

De volta à Capital Federal já ao fim da adolescência, estudou "Ciências Econômicas" pela Universidade Católica de Brasília e abriu escritório de consultoria, onde trabalhou por mais de quinze anos. Ainda em Brasília, além de escrever poemas e crônicas, desenvolveu relação amadora com o teatro local. Sua peça intitulada "Livre Negociação" participou de concurso do SESC e foi apresentada mais de cinqüenta vezes naquela mesma cidade.

Em 2005, trocou a vida no Planalto Central por novo recomeço junto ao mar, indo residir em Guarapari (ES). Nesse período, sua produção literária aumentou consideravelmente. No ano de 2006, dois de seus poemas ("O Bárbaro" e "Dinheiro" – esse último, em parceria com a poesia paulista, Dayse Serena) viraram notícia nos cadernos de cultura dos jornais da capital paulista, ao serem inseridos na peça teatral "Ritual dos Sete", do "Grupo Sensus" – renomado corpo de teatro e dança dirigida pela atriz global Thereza Pfiffer (os demais poemas utilizados nessa mesma peça eram todos de membros da Academia Brasileira de Letras).

No ano de 2007, seu poema intitulado ‘O Menino de Beirute’ venceu do concurso promovido pela entidade cultural ‘Navegante nas Estrelas’, situada na capital paulista.

Ainda em 2007, seu poema ‘Mulher Carioca’ foi o vencedor de concurso para eleger o texto que faria parte do catálogo de produtos, na campanha de marketing primavera-verão 2008, da grife Branca Maria, empresa estabelecida em Petrópolis (RJ).

Em 2008, foi eleito ‘Cônsul de Guarapri’, pela ONG internacional ‘Poetas Del Mundo’.

Admirador de todas as artes concentrou seu trabalho na poesia e na crônica, havendo esporadicamente se aventurado na prosa e, ainda, em roteiros de esquetes para teatro. O conjunto de sua obra soma mais de mil e seiscentos textos, registrados na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, formando vasto conjunto literário, que vai do romântico e erótico, ao social e político, passando pelo filosófico e, até mesmo, pela poesia infanto-juvenil. Detentor de um dos blogs mais conhecidos e comentados da web brasileira, o ‘Gritos Verticais’ (www.poemasdeandreluis.blogspot.com), André promove concursos de poesia e saraus on-line.

Em 2011, lançou seu primeiro livro ‘Gritos Verticais’, produção Clube dos Autores, com cerca de seus duzentos poemas.

Além de escritor, roteirista e poeta, o artista também é enxadrista (membro da Equipe de Xadrez de Guarapari), músico-compositor, chargista e fotógrafo. No Espírito Santo, registrou, em fotografia profissional de alta qualidade, mais de cinco mil orquídeas produzidas nos principais orquidários do Estado. Uma pequena mostra desse trabalho, contendo cerca de cento e cinquenta fotografias, pode ser vista em: www.orquidaceas.tumblr.com.

Não obstante, André Luís Soares é grande incentivador, motivando inúmeras pessoas a também experimentarem o prazer da expressão literária, além de exercer esforços no sentido de difundir e valorizar o respeito aos Direitos Autorais. Atualmente, está escrevendo dois livros, sendo um de poemas (‘Palavras de Sal e Sol’) e um romance-filosófico (‘Bala de Framboesa’), ambos já em fase de revisão e com lançamento previsto ainda para 2012.

O escritor Andre Luis Soares, este poeta e grande incentivador das artes e cultura, principalmente admirador incondicional do nosso Estado do Espírito Santo, estará lançando sua obra literária GRITOS VERTICAIS, na Solenidade da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo em de julho às dezenove horas no Palácio das Águias em Marataízes época em que o escritor também será diplomado como Membro Efetivo da Instituição, com a cobertura oficial da Artista Plástica, Diretora Global de marketing da Literarte e apresentadora do "Programa de TV sem fronteiras" Dyandreia Portugal e o Apoio do nosso querido Secretário de Cultura, Prof.Cleber.

Estará participando de uma entrevista em julho no "Programa entre elas" em Cachoeiro de Itapemirim-es com Marilene Depes e Regina Monteiro.



Obra literária de André L. Soares



Guarapari e a poesia



Foto e frase de André L. Soares




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir