Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 09-05-2012

Agricultura biodinâmica: entre astros e natureza
O engenheiro agronomo especialista em agricultura biológica dinâmica e mestre em produção vegetal José Carlos Soares Mangaravite é pioneiro no Estado na agricultura biodinâmica.
Agricultura biodinâmica: entre astros e natureza

Trabalha no escritório do IDAF em Marataízes tendo em sua parede o mapa astronômico e o calendário em sua mesa.

José Carlos explica que "esse tipo de agricultura teve sua mentora a mestre alemã Maria Mathias Thun que já estuda e pesquisa a influência dos astros na agricultura a partir da criação das abelhas, panificação e até previsão do tempo." Um dia ela teve uma ideia de semear rabanetes todos os dias e observou que quando colhia elas não estavam iguais apesar de se originarem das mesmas sementes e serem submetidas ao mesmo manejo do solo" diz ainda que algumas folhas eram mais desenvolvidas outras floresciam mais rápidas e algumas tinham mais raízes. A partir dai durante alguns anos repetiu esses plantios sequenciais com outras plantas, até descobrir a influência do ciclo sideral da Lua.

"Quem tem contato com agricultores que vivem a gerações na terra sempre ouve relatos sobre as relações da lua com a época de plantio, poda, mas principalmente sobre as fases da Lua que é o ritmo mais visível desse astro. Em culturas ancestrais indígenas, ainda encontramos observações mais apuradas do céu", observou José Carlos.

Ressalta ainda que vale lembrar que não adianta aplicar este calendário em terras maltratadas, sem matéria orgânica, com uso de adubos solúveis e agrotóxicos. "Somente solo vivo pode reagir aos impulsos dos cosmos e transmiti-los as plantas. Biodinâmica é uma agricultura inerente a natureza que impulsiona os ciclos vitais por meio da adubação verde, compostos e rotações de culturas, baseia-se no conhecimento e na aplicação pelo agricultor dos ritmos formativos e de crescimento da natureza, o que na prática agrícola, ocorre pelo uso dos preparados biodinâmicos e pela observância dos ritmos astronômicos" enfatizou Mangaravite.









    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir