Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2012

ES registrou 94 casos de leptospirose em 2012, diz Sesa
Secretaria alerta para cuidados com �gua de alagamentos. Grande Vit�ria sofre com a chuva desde domingo (13).
ES registrou 94 casos de leptospirose em 2012, diz Sesa
Foto: g1.globo.com

Com as �guas das enchentes, v�m o perigo da leptospirose, a doen�a causada por uma bact�ria encontrada na urina de ratos. A Secretaria de Estado da Sa�de (Sesa), do Esp�rito Santo, registrou 94 casos e seis morte no in�cio de 2012. Segundo a Vigil�ncia Epidemiol�gica, o simples contato da pele com a �gua contaminada pode transmitir a doen�a.

Para evitar contamina��o, a coordenadora da Vigil�ncia epidemiol�gica da Sesa, Gilsa Rodrigues, explica que o ideal � evitar contato com a �gua contaminada, mas, se isso n�o for poss�vel, deve-se utilizar uma prote��o adequada. "Quem n�o t�m botas e luvas pode utilizar sacolas pl�sticas amarradas aos p�s e m�os", ensina. Al�m disso, Gilsa recomenda evitar contato com roedores , lavar bem os alimentos, ter cuidado com a �gua ingerida e evitar ac�mulo de entulhos em terrenos baldios.

As pessoas que j� entraram em contato com �gua suja devem ficar atentas a sintomas como febre alta, dor de cabe�a e dor muscular, n�useas, v�mitos, icter�cia e diarreia."Aos primeiros sintomas, deve-se procurar atendimento na unidade de sa�de municipal mais pr�xima e informar ao m�dico que teve contato com �gua de enchente", orienta. Ap�s a contamina��o, leva-se, em m�dia, 15 dias para manifestar os primeiros sintomas.

Desinfec��o

Para desinfec��o, basta usar uma solu��o de um litro de �gua sanit�ria para cada quatro litros de �gua, umedecer os panos e limpar cada ambiente, retirando a lama e lavando o ch�o, paredes e objetos. Vale ressaltar que ap�s o contato com a �gua contaminada a pessoa deve sempre lavar-se com �gua e sab�o e usar �lcool para ajudar a eliminar as bact�rias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir