Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 15-05-2012

Em 5 anos, acidentes de trabalho com menores crescem 25 vezes
Dados foram divulgados pela Secretaria de Sa�de do Estado de S�o Paulo. Em S�o Jo�o da Boa Vista, maioria dos casos s�o em empresas pequenas.
Em 5 anos, acidentes de trabalho com menores crescem 25 vezes
Foto: g1.globo.com

Entre 2006 e 2011, o n�mero de casos de acidentes de trabalho envolvendo menores aumentou 25 vezes no estado de S�o Paulo. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Sa�de. Em 2006, foram 93 casos. J� em 2011, esse n�mero subiu para 2.315.

A secretaria informou que, nos �ltimos anos, aumentou a vigil�ncia do poder p�blico. Por isso, cresceu o numero de ocorr�ncias. A coordenadora do Centro de Refer�ncia em Sa�de do Trabalhador (Cerest) de S�o Jo�o da Boa Vista (SP), Andrea Magalh�es, disse que a maior parte dos acidentes ocorreu em pequenas empresas familiares, onde geralmente os menores trabalham de maneira informal.

"O pai ou um tio, ou um parente pr�ximo, leva o menor pra trabalhar junto e come�a a ensinar algum oficio e � nesse momento que ocorrem os acidentes", explicou a coordenadora.

Um acidente de trabalho marcou a vida de J�ssica Sebasti�o, de 16 anos. Durante as f�rias escolares, em dezembro do ano passado, ela ajudava o pai na empresa de alimentos da fam�lia e, por um descuido, na hora de limpar uma m�quina, perdeu a m�o e parte do bra�o.

"Eu tava limpando e apertei o bot�o errado, a� ligou a m�quina no modo geral, e n�o no modo seguran�a, a� foi onde pegou o meu bra�o. N�o � porque eu perdi metade de um bra�o que eu vou deixar de concluir os sonhos que eu queria para a minha vida", contou a jovem.

O empres�rio Isaac Sebasti�o, que � pai da adolescente, disse que ainda n�o acredita no que aconteceu. "A gente acha que vai acontecer com todo mundo e n�o com a gente. � a� que mora o perigo", disse.

Segundo o levantamento feito pela Secretaria Estadual da Sa�de, o aumento no n�mero de casos n�o significa necessariamente que os acidentes se tornaram mais frequentes. Antes, nem todos eram registrados. Muitos empregadores tentavam esconder a situa��o.

De acordo com o Minist�rio P�blico, grande parte dos acidentes � fatal ou grave. O MP orientou ainda que, dos 14 aos 16 anos, o menor s� pode trabalhar na condi��o de aprendiz. E, dos 16 aos 18, em servi�os que n�o ofere�am risco.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir