Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 16-05-2012

Morreu Carlos Fuentes
"Lamento profundamente o falecimento do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor e mexicano universal. Descanse em paz", escreveu o presidente em sua conta no microblog Twitter.
Morreu Carlos Fuentes
Foto: hardmusica.pt

Segundo a imprensa mexicana, Carlos Fuentes que recebeu o Pr�mio Cervantes o mais importante da Literatura Espanhola, e autor de mais de vinte livros, morreu na sequ�ncia de problemas card�acos num hospital a sul da capital mexicana.

Tal como acoteceu com Jorge Amado, Carlso Fuentes foi falado como possivel pr�mio Nobel mas tal nunca viria a ser-lhe atribu�do.

Na segunda feira tinha sido anunciado o seu doutoramento Honoris Causa pela Universidade das Ilhas Baleares, em Espanha.

Filho de um diplomata mexicano, Carlos Fuentes nasceu acidentalmente no Panam� a 11 de Novembro de 1928 e os primeiros anos da sua vida forma passados em Quito, no Equador, em Montevideu, no Uruguai, no Rio de Janeiro at� que passou a residir nos Estados Unidos dividindo este pa�s com o seu M�xico.

Escritor e diplomata, ex-embaixador na Fran�a, Fuentes explicou em 2009, no Sal�o do Livro de Paris que a decis�o de escrever em espanhol se deve ao facto de que h� "coisas que s� podiam ser ditas em espanhol. Havia uma esp�cie de terra virgem para o escritor".

Entre suas obras mais reconhecidas est�o "A Morte de Art�mio Cruz" (1962), "Aura" (1962), "Terra Nostra" (1975) e "Gringo Velho" (1985).

Em 2008, ao completar 80 anos, o governo mexicano organizou-lhe uma festa nacional, na qual ele comentando a sua rela��o com a escrita, afirmou:"Deve-se ter muito medo de escrever. N�o � um acto natural como comer ou fazer amor, � de certa forma, um acto contra a natureza. � dizer � natureza que n�o se basta a si pr�pria, que precisa de outra realidade, da imagina��o liter�ria".

Fonte: hardmusica.pt
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir