Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-05-2012

Africanos são detidos suspeitos de aplicar golpe do "dólar negro" em SP
Prisão aconteceu em hotel nos Jardins, área nobre da capital paulista. Dupla alegava transformar papéis negros em notas de dólar com químicos.
Africanos são detidos suspeitos de aplicar golpe do
Foto: Divulgação/Deic

Dois africanos foram presos em um hotel na região dos Jardins, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (14) sob a suspeita de aplicar golpes financeiros e falsificar dinheiro. De acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, durante a abordagem, um policial disfarçado foi dopado pelos estrangeiros.

Segundo o Deic, um angolano de 32 anos e um camaronês de 32 anos eram os responsáveis pelo golpe, conhecido como "dólar negro". O angolano afirmava ser herdeiro de um líder da Costa do Marfim, assassinado durante um levante. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) teria lhe dado um espólio de milhões de dólares para ajudar na democratização do país. Para evitar a ação de criminosos, o angolano afirmava que as notas receberam um tratamento químico, deixando-as negras.

No golpe montado pela dupla, um dólar era trocado por um real. Os africanos afirmavam que aplicavam uma substância química nas notas para que elas recuperassem a aparência normal. Um empresário investiu R$ 160 mil para fazer a troca e aguardava o dinheiro desde abril. Os golpistas passaram a alegar dificuldades em obter o líquido responsável pela transformação.

Segundo a assessoria de imprensa do Deic, a polícia recebeu informações do golpe e um investigador apresentou-se aos africanos como irmão do empresário. Ele afirmou estar disposto a pagar R$ 25 mil, mas apenas se pudesse acompanhar o processo de transformação das notas.

O policial foi ao hotel encontrar os africanos, mas no elevador do estabelecimento percebeu que tinha sido dopado. Ele reagiu e conseguiu dominar os golpistas, que foram autuados por tráfico de drogas e estelionato. A polícia suspeita que as vítimas dos golpes eram dopadas para acreditarem na transformação dos papéis negros em dólares.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir