Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-05-2012

Coreia do Norte retoma obras em reator nuclear, diz entidade
Instituto EUA-Coreia fez afirma��o baseado em imagens de sat�lite. Obras haviam sido abandonadas em dezembro passado.
Coreia do Norte retoma obras em reator nuclear, diz entidade
Foto: AP

A Coreia do Norte retomou a constru��o de um reator experimental de �gua-leve, o que pode lhe garantir uma maior capacidade de produ��o de mat�rias-primas para bombas at�micas, disse o site 38North nesta quinta-feira (17).

Com base em imagens de sat�lite feitas em 30 de abril, o site, mantido pelo Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins e por Joel Wit, ex-funcion�rio do Departamento de Estado dos EUA, disse que as obras abandonadas em dezembro foram retomadas.

Pyongyang aparentemente tamb�m prepara um terceiro teste nuclear, talvez usando pela primeira vez ur�nio enriquecido em vez de plut�nio. EUA e China alertam contra essa manobra.

"A constru��o por Pyongyang de um reator experimental de �gua-leve --que os norte-coreanos j� indicaram ser o prot�tipo para reatores adicionais-- e tamb�m a unidade de enriquecimento de ur�nio em Yongbyon, � um indicativo importante da inten��o do Norte de avan�ar na expans�o do seu arsenal nuclear no futuro", disse o 38North.

A reportagem diz que o reator pode estar operacional dentro de um a dois anos, e que as imagens mostram que o edif�cio que o abrigar� j� est� quase conclu�do.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir