Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-05-2012

Campanha de vacinação anti-rábica em Marataízes acontece neste sábado (19)
Sábado, dia 19 de maio você tem um compromisso com a saúde do seu melhor amigo. A Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Saúde promove o dia “D” da Campanha de Vacinação Anti-Rábica no município, das 8 as 16 horas.
Campanha de vacinação anti-rábica  em Marataízes acontece neste sábado (19)
Foto: Divulgação

A vacinação de cães de gatos estará disponível nos seguintes postos de vacinação: Creche Criança Feliz, no Pontal; Posto de Saúde da Barra, Garagem da Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Saúde; Creche Vergílio Machado, no Bairro Acapulco; Posto de Saúde I, próximo aos Correios de Marataízes; Praça Central de Marataízes; EMEF Nagib Meleipe, no Bairro Santa Tereza e Creche Ayd Miguel Sad, no Bairro Belo Horizonte.

Segundo informações da Coordenadora da Vigilância em Saúde, Marcelle Lemos Leal, os donos deverão levar as carteirinhas de vacinação dos seus animais de estimação. No caso de animais agressivos, pede-se, se possível que seja usado focinheira para evitar acidentes. Outra dica importante, não deixe que crianças levem os animais para vacinação.

"Queremos lembrar à população da importância de vacinar os cães e gatos, pois a raiva não tem cura e pode levar o animal a óbito em até 10 dias. Vacinar além de ser um ato de amor é uma atitude de responsabilidade com a saúde pública, pois a doença pode ser transmitida para os seres humanos. Estaremos atendendo em diversos locais, não deixe de levar seu animal de estimação para vacinar", alerta a coordenadora.

Em Marataízes, a vacinação anti-rábica acontece desde o início de abril nas localidades do interior. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 5 mil animais contra a raiva. Lembrando que a vacina é gratuita e tem duração de um ano, por isso, os animais devem ser vacinados em todas as edições da campanha, fique atento. A Campanha Anti-Rábica no município vai até o final do mês de junho.
Nos casos especiais de cães extremamente agressivos, deficientes ou donos que possuam muitos animais em sua residência, favor comparecer na sede da Secretaria Municipal de Saúde, setor da Vigilância em Saúde, localizada na Rua Oswaldo Alves, s/nº - Bairro Cidade Nova – Marataízes, para fazer o agendamento.


A DOENÇA

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose.
A melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao sair para passear leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; ter cuidados ao pegar animais machucados e evitar contato com animais desconhecidos.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas da raiva em cães e gatos são: mudança de hábitos (buscam lugares escuros), mudança de comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras. A pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.

COMO SE PEGA

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus anti-rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.

RECOMENDAÇÕES

Recomenda-se, ainda, não tocar em animais desconhecidos, com comportamento estranho, feridos ou doentes; não perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo; não separar animais que estejam brigando, não entrar em grutas ou cavernas e tocar qualquer tipo de morcego (vivo ou morto) e não criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural.

O responsável pelo animal precisa cuidar: da alimentação de boa qualidade, do cumprimento do calendário de vacinação, da higiene e da proteção. Tomando todos esses cuidados você previne seu animal e a sua saúde também.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir