Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-05-2012

Primeira nave privada parte em viagem à estação espacial neste sábado
Missão é um teste de acoplagem ao complexo orbital. Se tudo der certo, voo inicia nova era de exploração espacial.
Primeira nave privada parte em viagem à estação espacial neste sábado
Foto: Space X

A primeira nave espacial construída pela iniciativa privada parte em um voo experimental rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), neste sábado (19), informa a Space X, empresa responsável pela nave.

O voo é considerado um teste. O foguete Falcon 9 tem decolagem prevista para 5h55 (horário de Brasília), na base de lançamentos de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, levando a cápsula não-tripulada Dragon, que carrega mais de 500 quilos de suprimentos.

Durante três dias, a nave deve fazer uma série de testes para avaliar sua capacidade de voo. Se não houver problemas, ela se acopla à ISS na terça (22).

Se tudo der certo, começa oficialmente uma nova era da exploração espacial.

A Space X recebeu US$ 1,6 bilhão para fazer 12 voos de reabastecimento para a estação após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado.

Este voo não conta como um deles, é apenas um teste para demonstrar que a missão é possível. Ao lado da Space X, outra empresa, a Orbital Technologies, também está sob contrato para realizar esses voos robóticos.

A quantidade de coisas que podem dar errado na missão é grande. É apenas o terceiro voo do foguete Falcon 9, o segundo da cápsula Dragon e o primeiro de diversos componentes necessários para a acoplagem.

O desafio é tão grande que a Nasa já adiantou que mesmo que algo dê errado, o projeto vai continuar. No material de divulgação à imprensa, a própria Space X se diz preparada para problemas. "Se algum aspecto da missão não tiver sucesso, a Space X vai aprender com a experiência e tentar de novo."

Se a missão conseguir superar esses desafios, os voos robóticos de reabastecimento da estação podem começar a virar rotina. E mais: tanto o Falcon 9 quando a Dragon foram projetados para carregar astronautas.

Se a empresa conseguir provar que consegue voar com segurança, os americanos – que estão sem naves próprias desde a aposentadoria de Discovery, Endeavour e Atlantis – finalmente poderão voltar ao espaço por conta própria.








Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir