Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-05-2012

Atentado suicida deixa ao menos 63 mortos e diversos feridos no Iêmen
Ataque foi contra unidade militar que ensaiava desfile em rua de Sanaa. Médicos falam em cerca de 300 feridos; al-Qaeda pode ser responsável.
Atentado suicida deixa ao menos 63 mortos e diversos feridos no Iêmen
Foto: Reuters

Ao menos 63 soldados foram mortos nesta segunda-feira (21) em Sanaa em um atentado suicida contra uma unidade militar que ensaiava um desfile, indicaram fontes policiais à agência Reuters. Citando fontes médicas, a AFP afirma que o ataque deixou cerca de 300 feridos e um número ainda maior de mortos, 96.

O balanço anterior informava sobre 50 mortos e dezenas de feridos no atentado cometido por um suicida, que detonou seus explosivos em meio às tropas que preparavam na praça Sabiin o desfile comemorativo pelo 22º aniversário da unificação do Iêmen. O homem estaria disfarçado em meio aos militares, usando um uniforme.

O ministro da Defesa, Mohamed Naser Ahmad, e o chefe do Estado Maior, Ali al-Ashual, que que estavam no local quando ocorreu a explosão, saíram ilesos, segundo informou o Ministério da Defesa em um comunicado.

A polícia cercou os arredores, por onde permaneciam corpos de vítimas e uma grande mancha negra onde a bomba explodiu.

Um oficial da polícia, o general Hamid Besher, indicou à Efe que as primeiras investigações apontam que a al-Qaeda esteja por trás do atentado, que tem indícios similares a outros ataques levados a cabo pelo grupo.

Este atentado coincide com o desenrolar de uma grande ofensiva militar em parceria EUA-Iêmen no sul do país, iniciada no último dia 12 contra os redutos da al-Qaeda na província de Abian.

Na última semana, dezenas de pessoas, entre militares e supostos combatentes, perderam a vida nos combates.

A atividade da al-Qaeda aumentou no Iêmen desde que há mais de um ano explodiu a revolta popular contra o regime de Ali Abdullah Saleh, cuja saída definitiva do poder aconteceu no final de fevereiro passado com a posse de Hadi, que até então tinha sido seu vice-presidente.

O Iêmen é a casa da Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) e é considerado pelos Estados Unidos uma grande ameaça, não apenas para a segurança da região mas também para a sua própria proteção. Um instrutor militar dos EUA ficou ferido em um ataque a uma equipe militar norte-americana no domingo (20).


Membro do esquadrão antibombas chega ao local do atentado suicida em Sanaa




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir