Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2012

STJ mantém prisão de condenado por morte de Dorothy Stang
Fazendeiro foi considerado mandante do crime, cometido em 2005. É o terceiro pedido de liberdade para Galvão negado pelo tribunal.
STJ mantém prisão de condenado por morte de Dorothy Stang
Foto: g1.globo.com

O Superior Tribunal de Justiça manteve nesta terça-feira (22) a prisão de Regivaldo Galvão, condenado a 30 anos de prisão pela morte da missionária Dorothy Stang, em 2005, no Pará.

Dois pedidos anteriores de liberdade para Galvão já haviam sido negados antes pelo tribunal: o primeiro em novembro de 2011, e o segundo em fevereiro deste ano. O fazendeiro, apontado como mandante do crime, está preso desde setembro do ano passado, quando se apresentou à polícia. Ele ainda pode recorrer da decisão do júri que o condenou.

A defesa alega que não há motivo para a manutenção da prisão, mas o relator da ação, o desembargador convocado Adílson Vieira Macabu, entendeu que Galvão deve ser mantido preso.

"Nós estamos diante de uma condenação pelo tribunal de júri a 30 anos e no assassinato de uma missionária, em condições que se revelaram extremamente brutais e evidenciadoras de elevadíssima periculosidade", afirmou Macabu.

A periculosidade do fazendeiro já havia sido destacada no decreto de prisão expedido pela 1ª Câmara Criminal Isolada do Tribunal de Justiça do Pará. De acordo com o processo, Galvão teria contribuído com R$ 50 mil para a execução da missionária.

A decisão foi confirmada pelos quatro ministros que também integram a Quinta Turma do STJ. A defesa do fazendeiro ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir