Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Potências mundiais e Irã começam negociação nuclear em Bagdá
Seis países suspeitam que programa iraniano tenha fins nucleares. Irã quer suspender sanções econômicas que pesam sobre o país.
Potências mundiais e Irã começam negociação nuclear em Bagdá
Foto: g1.globo.com

Seis potências mundiais e o Irã começaram negociações em Bagdá nesta quarta-feira (23) com o objetivo de avançar em busca de uma solução para o polêmico programa nuclear iraniano, disseram diplomatas.

O Irã deseja a suspensão de sanções econômicas como resultado das conversas, enquanto as seis potências --EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha-- esperam obter concessões sobre o enriquecimento de urânio do Irã, que elas suspeitam ter como objetivo a obtenção de um arsenal nuclear.

"Eles acabaram de começar a primeira plenária", disse um diplomata ocidental.

Segundo diplomatas, a rodada de negociações em Bagdá, apenas a segunda desde a retomada das conversas entre as partes há mais de um ano, pode resultar em concessões iniciais de ambos os lados. Mas uma solução ainda está longe.

O Irã insiste em seu direito de enriquecer urânio para fins pacíficos cumprindo as leis internacionais, e garante que seu programa nuclear tem como objetivo apenas a geração de energia e o uso em tratamentos médicos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir