Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2012

PM usa bomba de efeito para liberar via fechada por manifestantes em SP
PM diz que filmou e fotografou quem furou pneus de �nibus na Radial Leste. Protesto � contra a greve de funcion�rios do Metr� e CPTM em S�o Paulo.
PM usa bomba de efeito para liberar via fechada por manifestantes em SP
Foto: g1.globo.com

A Pol�cia Militar de S�o Paulo usou bombas de efeito moral por volta das 7h50 desta quarta-feira (23) para dispersar os manifestantes que bloqueavam a Radial Leste nos dois sentidos da via, na altura da Esta��o Corinthians-Itaquera. Somente ap�s a a��o da PM � que a pista foi liberada para o tr�fego de ve�culos. Apesar disso, ainda h� congestionamento no tr�nsito na regi�o.

O protesto na esta��o � por conta da greve dos funcion�rios do Metr� e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que paralisa a maioria do funcionamento dos transportes por trilhos nas suas principais linhas na capital paulista.

Apesar da libera��o da via, que havia sido bloqueada desde as 7h30, os usu�rios descontentes com a greve estavam se dirigindo para outros pontos perto da esta��o no intuito de realizarem mais bloqueios. Segundo o coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante do Comando de Policiamento da PM na capital, o n�mero de manifestantes est� sendo levantado.

Ele afirmou ao G1 que a a��o da PM para liberar a Radial Leste ocorreu ap�s tentativas frustradas de negocia��o para sa�da dos manifestantes da pista. "Quando os policiais conversavam com os manifestantes, um grupo mais radical furou os pneus de �nibus municipais, o que � um crime de dano ao patrim�nio p�blico. Diante disso, n�o restou outra alternativa a PM sen�o a de agir. Foram disparadas bombas de g�s, de efeito moral. Elas explodem e soltam uma cortina de fuma�a para dispersar os manifestantes", disse o coronel Marcos Chaves.

Manifestantes filmados
Segundo o coronel, nenhum manifestante havia sido detido at� as 8h. Mesmo assim, ele afirmou que "os v�ndalos que depredaram os �nibus e furaram os pneus dos ve�culos foram filmados e fotografados. Posteriormente, a PM ir� fazer uma representa��o no Minist�rio P�blico contra essas pessoas, assim que forem identificadas. Elas ter�o de responder por dano ao patrim�nio p�blico".

Policiais do 39� Batalh�o da Pol�cia Militar participam da a��o contra os manifestantes. S�o 24 policiais, sendo 18 da For�a T�tica e seis respons�veis pelo tr�nsito. "Tamb�m foi mandado o refor�o de mais 12 policiais para a regi�o para garantir a seguran�a da popula��o", afirmou Chaves.

Devido ao bloqueio que ocorreu na Radial Leste, o tr�nsito ficou congestionado na regi�o. Em fun��o da greve, a S�o Paulo Transporte (SPTrans) acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situa��o de Emerg�ncia (Paese). As linhas que operam com destino �s esta��es de Metr� ser�o estendidas at� a regi�o central da Cidade.

Desde as 4h, a PM refor�a o policiamento nas esta��es da CPTM e em todas as esta��es do Metr�, inclusive as esta��es da Linha 4-Amarela, em fun��o da greve.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir