Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Começa a safra da Usina Paineiras
Este ano, a expectativa da única Usina de produção de açúcar e etanol do Sul do Espírito Santo é de processar 950 mil toneladas de cana-de-açúcar
Começa a safra da Usina Paineiras
Foto: Edsea Bonan

A primeira quinzena do mês de maio foi marcada pelo início da produção da safra 2012/2013 na Usina Paineiras, a nona maior indústria de alimentos de todo o Estado e a única usina de produção de açúcar e etanol no Sul do Espírito Santo. Este ano, a expectativa é processar 950 mil toneladas de cana.

"A produção deve ficar em torno do que foi produzido no ano passado. Estimamos produzir 61 mil toneladas de açúcar e 38 milhões de litros de etanol. Para tanto, contamos com plantio próprio da Usina e de centenas de pequenos produtores rurais", afirma o superintendente financeiro da Usina Paineiras, Antonio Carlos Freitas.

Entre esses produtores, destaque para os 530 que fazem parte da Cooperativa Agrícola de Fornecedores de Cana, a Cooafocana. Eles têm áreas plantadas nos município de Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy. Além desses, produtores do Norte do Rio de Janeiro também fornecem matéria-prima para a Usina.

A colheita começou no início deste mês e se estende até o mês de novembro. Para dar conta de todo o trabalho, cortadores de cana do Estado de Alagoas vêm todos os anos para o Espírito Santo trabalhar nas lavouras daqui. "É uma média de 400 cortadores. Eles ficam em alojamentos oferecidos pela própria Usina e trabalham no corte nas terras da empresa. Além desses, mais outros 400 funcionários também são contratados para trabalharem na fábrica e na colheita", ressalta Antonio Carlos.

Desde o fim da safra do ano passado até o início deste mês, a fábrica estava em fase de manutenção. "Todo fim de safra os equipamentos são desmontados, passam por manutenção e depois toda a estrutura é montada novamente para o início da safra seguinte. Este processo já é rotina aqui na Usina Paineiras e temos uma equipe de funcionários especializada para trabalhar nessa área", completa o superintendente financeiro da Usina.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir