Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Espécies em extinção protegidas no Litoral Sul
Entre as mais de 700 espécies da fauna e flora brasileira identificadas na reserva legal da Usina Paineiras, onze estão na lista de ameaçadas de extinção.
Espécies em extinção protegidas no Litoral Sul
Foto: Pedro Paz - Tramirim

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Tramirim identificou 11 espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção no Verde Vale do Itapemirim, também conhecido como Mata do Ouvidor. A área preservada tem 1.500 hectares, está localizada no Litoral Sul do Espírito Santo, no Município de Itapemirim, e pertence à Usina Paineiras.

Ao todo, foram identificadas mais de 700 espécies da fauna e flora brasileira, sendo 251 espécies de vertebrados terrestres, 24 espécies de anfíbios, 18 espécies de répteis, 172 espécies de aves, 37 espécies de mamíferos e 268 espécies vegetais. Entre os vertebrados, 11 espécies ameaçadas de extinção e 44 naturais da Mata Atlântica.

As aves ameaçadas de extinção são Jaó-do-sul, Inhambu-anhangá, Querequeté, Papagaio, Mãe-da-lua-gigante, Rabo-amarelo, Bico-chato-grande, Periquito-rei. Este último já havia sido considerado possivelmente extinto para a região sul do Espírito Santo e foi observado em pequenos bandos nas áreas mais abertas. Já os mamíferos ameaçados de extinção são Preguiça-de-coleira, Guigó, Jabutirica e Gato-maracajá.

Durante 15 meses, uma equipe do Instituto passou dias e noites na floresta identificando e catalogando espécies da fauna e da flora brasileira. O Verde Vale do Itapemirim é um dos raros e maior bloco remanescente da Mata Atlântica no Litoral Sul e compõe uma parte da reserva legal preservada por décadas pela Usina Paineiras, que é a uma das dez maiores indústrias capixabas do setor de alimentos.









    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir