Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Dilma vai vetar entre 12 e 14 artigos do Código Florestal, diz ex-ministro
O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, atualmente secretário da mesma área no Rio de Janeiro, afirmou na segunda-feira que a Presidente brasileira Dilma Rousseff irá vetar de 12 a 14 artigos do novo Código Florestal.
Dilma vai vetar entre 12 e 14 artigos do Código Florestal, diz ex-ministro
Foto: pt.wikipedia.org

"Não adianta a Presidente fazer bonito, vetar tudo e o veto ser derrubado [pelo poder legislativo]", disse o ex-ministro, citado pelo jornal "Folha de São Paulo".

Um dos artigos que deve ser vetado é a amnistia aos desmatadores, algo que a Presidente criticava já durante a campanha eleitoral.

Outra parte da lei que deve ser negada é a recomposição das proximidades de rios, que o código estabelece em margens de 15 metros para leitos com até 10 metros de largura. A regra foi considerada "inadequada" por membros do Governo, como o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.

Minc afirmou ainda, segundo a imprensa brasileira, que Rousseff irá editar uma medida provisória com as novas regras logo após estabelecer o veto.

O novo Código Florestal foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 25 de abril, sob críticas de membros do Governo e de ambientalistas. A lei, na prática, flexibiliza a produção e o cultivo agrícola em zonas até agora protegidas, como a Amazónia e áreas próximas a rios e colinas.

Fonte: jn.pt
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir