Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-05-2012

Júri declara Google inocente de violar patentes da Oracle no Android
Gigantes travam batalha judicial nos Estados Unidos. Em decisão unânime, júri declarou a gigante das buscas como inocente.
Júri declara Google inocente de violar patentes da Oracle no Android
Foto: g1.globo.com

Um júri declarou o Google inocente, nesta quarta-feira (23), diante das acusações de infringir as patentes da linguagem Java ao desenvolver seu sistema operacional Android. A gigante das buscas enfrenta uma batalha judicial nos Estados Unidos contra a Oracle.

Em uma decisão unânime, os dez membros do júri concordaram que a Oracle não provou nenhuma de suas acusações de que o Google teria infringido as patentes de Java ao desenvolver um sistema operacional Android para smartphones e tablets.

O G1 procurou o Google, que disse que o veredicto é "uma vitória, não somente para o Google, mas para todo o ecossistema do Android."

Os jurados --cinco homens e sete mulheres-- começaram a deliberar sobre o caso no dia 30 de abril. No dia 7 de maio, o site Cnet publicou que o juri havia considerado que o Google infringia os direitos da Oracle, mas não havia decidido sobre todos os detalhes do processo.

Entenda o caso

A Oracle processou o Google em agosto de 2010 sobre patentes e direitos autorais para a linguagem de programação Java. De acordo com a Oracle, o sistema operacional Android atropela os direitos de propriedade intelectual do Java, que adquiriu quando comprou a Sun Microsystems, em 2010.

O Google afirmava que não havia violado as patentes da Oracle e que a mesma Oracle não pode ter direitos reservados de certas partes do Java. O julgamento começou no meio de abril e foram ouvidos executivos como Larry Page, atual CEO do Google, Eric Schidmt, ex-CEO do Google, e Larry Ellison, CEO da Oracle.

Page defendeu o Google e disse que a empresa "não fez nada de errado" durante seu depoimento. Segundo ele, o Google foi "muito cuidadoso sobre qual informação foi usada ou não [no Android]".

Planos do Google

Os documentos do processo também revelaram os planos do Google. A gigante previu, por exemplo, que, que, em 2013, estaria obtendo mais de 35% de sua receita fora de seu mercado tradicional, o de publicidade vinculada a buscas.

Foram apresentadas projeções para diversas operações da companhia, que faziam parte de uma apresentação ao conselho do Google que a equipe da empresa preparou em outubro de 2010.

O Google tentou convencer o juiz federal norte-americano William Alsup a manter segredo quanto a seus documentos internos, mas o juiz recusou o pedido há uma semana. Jim Prosser, porta-voz do Google, afirmou na quarta-feira (25) que os documentos não representam o pensamento atual da companhia sobre suas operações de negócios. "Nosso setor continua a evoluir com velocidade incrível, e o mesmo se aplica às nossas aspirações para os diversos produtos e serviços que oferecemos", disse.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir