Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-05-2012

ONU acusa exército sírio por maioria das violações de direitos humanos
Relatório vê população sem acesso a meios básicos para a vida humana. Rebelião contra o governo de Assad jogou o país à beira da guerra civil.
ONU acusa exército sírio por maioria das violações de direitos humanos
Bombardeio de forças do governo à cidade síria de Rastan

O exército e os serviços de segurança da Síria cometem a maioria das violações graves aos direitos humanos no país em crise, afirma um relatório elaborado por uma comissão internacional de investigação com mandato do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"A maioria das violações graves documentadas por esta comissão foram cometidos pelo exército sírio e pelas forças de segurança em operações militares ou de busca de suspeitos, desertores ou pessoas armadas", afirma o relatório, que analisou o período de março a maio de 2012.

O documento destaca a preocupação com a atuação do exército e das forças de segurança, o deslocamento da população civil e o "bloqueio sistemático, em determinadas regiões, do acesso a meios básicos para a vida humana, como alimentos, água e medicamentos".

"O exército tem empregado um enorme leque de meios militares, incluindo disparos de artilharia pesada contra zonas civis", afirmam os investigadores, que relatam ainda informações sobre "grupos armados opositores ao governo que também cometem abusos dos direitos humanos".

A comissão afirma "possuir provas confirmadas que os grupos armados da oposição utilizam regularmente crianças como mensageiros, portadores de medicamentos ou como cozinheiros nas unidades de rua", incluindo menores de idade que são obrigados a viajar pela fronteira com a Turquia.

A Síria enfrenta, desde março de 2011, uma rebelião contra o contestado governo do presidente Bashar al Assad, reprimida violentamente pelas forças de segurança. Pelo menos 12 mil pessoas morreram, segundo a oposição.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir