Categoria Social  Noticia Atualizada em 24-05-2012

Arqueólogos do ES analisam ossos que podem ser de frei Pedro Palácios
O frei foi fundador do Convento da Penha, cartão postal do Espírito Santo. Pesquisadores de São Paulo vão visitar o estado para ajudar na análise.
Arqueólogos do ES analisam ossos que podem ser de frei Pedro Palácios
Foto: g1.globo.com

Arqueólogos e pesquisadores capixabas descobriram ossadas humanas enterradas em uma câmara no convento São Francisco, no Centro de Vitória. Entre o material encontrado, eles acreditam que parte seja do frei Pedro Palácios. O frei foi fundador do Convento da Penha, em Vila Velha, atualmente cartão postal do Espírito Santo. Ele foi o responsável pela construção e fundação do convento quando chegou, em 1558. Pesquisadores de São Paulo vão visitar o estado para ajudar na análise dos ossos.

"O que estava lá dentro foi uma surpresa. Não imaginávamos que a câmara fosse tão profunda, a partir daí verificamos que havia uma grande concentração de ossos que se espalhavam pela superfície da câmara. Ainda não sabemos a quantidade de pessoas enterradas", explicou o arqueólogo Henrique Valadares.

O convento funcionou até 1850 e abrigava um cemitério. Segundo pesquisadores, na década de 30 se transformou no orfanato Cristo Rei. Nos pés do convento existia uma marca, após escavada os pesquisadores tiveram acesso ao ossário que estava no subsolo. As descobertas iniciaram em novembro de 2011.

Segundo a pesquisadora Diovani Favoreto, essa não foi a única descoberta no convento São Francisco. Em 2009, durante a restauração da capela nossa Senhora das Neves, também no centro da capital, foram encontrados ossos de quatro pessoas. "Os ossos foram sepultados nas paredes, ato comum no século XIX entre membros ilustres da sociedade. Mas até hoje nenhum deles foi reconhecido", explicou.

Favoreto disse que o próximo passo é analisar a ossada encontrada em 2009 e identificar os restos mortais de Pedro Palácios. O frei morreu em 1570.


Pesquisadores analisam ossada que pode ser de Frei Pedro Palácios




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir