Categoria Religião  Noticia Atualizada em 24-05-2012

Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré fica mais perto dos fiéis
Momento acontece apenas duas vezes ao ano na Igreja Católica do Pará. A imagem fica no altar do Santuário até a próxima quinta-feira (31).
Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré fica mais perto dos fiéis
Foto: g1.globo.com

A Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, realiza na próxima segunda-feira (28), um momento que acontece apenas duas vezes ao ano na Igreja Católica do Pará: a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, local onde repousa o ano inteiro em uma redoma de cristal. A imagem fica no presbitério até quinta-feira (31), depois disso, somente no Círio ela poderá ser vista de perto pelos devotos.

O evento acontece às 18h na Basílica e marca o início o Tríduo, que prepara os católicos para a Coroação de Maria, fazendo parte das comemorações do sexto aniversário de elevação da Basílica à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré é a mesma encontrada pelo caboclo Plácido, às margens do Igarapé Murucutu, em 1700, e que originou a história de fé do povo paraense, com a realização da procissão do Círio de Nazaré.

A descida da Imagem do Glória coincidirá com o encerramento das novenas marianas, realizadas nas paróquias da arquidiocese e nas sete comunidades da paróquia de Nazaré desde o início do mês maio.

A imagem só desce do Glória em apenas dois momentos: no aniversário da elevação da Basílica à condição de Santuário e durante o Círio de Nazaré. A cerimônia será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira. Estarão presentes, ainda, o reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, pe. José Ramos, padres barnabitas e toda a Diretoria da Festa 2012.

Santuário
A Basílica completa, no dia 31 de maio, seis anos que recebeu o título de Santuário. Ele foi outorgado pelo então arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, por meio de um decreto arquiepiscopal assinado em 2006, com o objetivo de estimular o fluxo de romeiros e peregrinos ao templo mariano. Foi esta comemoração que motivou a descida da imagem original, que antes só acontecia uma vez ao ano, sempre no sábado às vésperas do Círio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir