Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 24-05-2012

Comunidade de Garrafão recebe curso de Derivados do Leite
A Comunidade de Garrafão, em Itapemirim, recebeu curso de Derivados do Leite
Comunidade de Garrafão recebe curso de Derivados do Leite
Foto: Divulgação

A comunidade de Garrafão, município de Itapemirim, recebeu entre os dias 21 e 23 de maio, o curso de "Derivados do Leite" que foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/ES) em parceria com o Sindicato Rual de Itapemirim, Prefeitura Municipal de Itapemirim através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Incaper.

O objetivo do curso foi capacitar e oferecer alternativas de agregação de valor ao leite, por meio de seus derivados. O curso foi ministrado pela Engenheira de Alimentos Lygia Mara Fernandes no Centro Educacional Agrícola de Garrafão e contou com a presença de 12 mulheres da comunidade que já planejam utilizar o aprendizado como fonte de renda.

As participantes aprenderam as técnicas de fabricação de requeijão, creme de leite, mussarela, queijo minas frescal, queijos com especiarias, queijo com goiabada, iogurte, doce de leite, além dos métodos de como aproveitar o soro na fabricação de ricota e bebida láctea. Também foram abordados temas como boas práticas de fabricação para o processamento dos derivados do leite, bem como a higiene, desde a sua retirada no curral até a produção. As técnicas de pasteurização também foram abordadas, o que torna o leite mais saudável e livre de microrganismos patogênicos.

Para a equipe do ELDR de Itapemirim, o tema abordado no curso é de suma importância, principalmente pelo município representar uma grande fatia na produção leiteira em todo o estado. Com isso faz-se necessário que diferentes alternativas de utilização do leite sejam adotadas a fim de agregar valor ao produto, principalmente para o pequeno produtor, gerando opções de renda e economia, principalmente por meio da do reaproveitamento dos resíduos gerados no processamento do leite, tornando-os matérias primas na produção de outros alimentos, como ocorre no caso do soro utilizado na fabricação de ricota e bebidas lácteas. Foi mais uma iniciativa de desenvolvimento rural com a presença do Incaper, Prefeitura Municipal de Itapemirim, Sindicato Rual e SENAR/ES.


Equipe ELDR Itapemirim


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir