Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2012

Novo presidente da França faz viagem surpresa ao Afeganistão
François Hollande pretende tirar tropas francesas do país até final de 2012. Ele e ministros visitarão soldados franceses que reforçam a Isaf.
Novo presidente da França faz viagem surpresa ao Afeganistão
Foto: Reuters

O presidente da França, François Hollande, fez nesta sexta-feira (25) viagem surpresa ao Afeganistão, acompanhado de seus ministros da Defesa, Jean-Yves Le Drian, e das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

O líder francês, que planeja tirar as tropas francesas do Afeganistão no final de 2012, dois anos antes do calendário fixado pela Otan, chegou nesta manhã a Cabul, informou um comunicado da Presidência.

Hollande e seus ministros visitaram soldados franceses desdobrados na Força Internacional de Assistência à Segurança da Otan (Isaf, em inglês), ressaltou a nota. O chefe de Estado prestaria homenagem aos 83 soldados mortos no Afeganistão.

Durante sua estadia no Afeganistão, Hollande se reunirá com o presidente afegão, Hamid Karzai, com quem já conversou na recente cúpula da Otan, em Chicago, e encontrará também integrantes da sociedade afegã, de ONGs e da comunidade francesa no país.

A Presidência destacou que Hollande irá reiterar a importância que dá às relações de amizade bilaterais e seu desejo de retirar as tropas francesas do país no marco do tratado de amizade e de cooperação assinado em janeiro passado.

Segundo a emissora "France Info", a visita do chefe de Estado francês irá durar seis horas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir