Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Equoterapia traz benefícios para pessoas com deficiências
Desenvolvimento motor, emocional e cognitivo estão entre os benefícios. Método é oferecido gratuitamente em Santos e São Vicente.
Equoterapia traz benefícios para pessoas com deficiências
Foto: g1.globo.com

A equoterapia, método terapêutico e educacional reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, traz diversos benefícios à pacientes portadores de necessidades especiais, como o desenvolvimento motor, emocional e cognitivo. Na Baixada Santista, dois centros, um em Santos e outro em São Vicente, atendem mais de 100 pacientes por mês. O tratamento é gratuito e pessoas de todas as idades podem ser atendidas.

A atividade fortalece os músculos, melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração. Mas além dos benefícios motores, o tratamento estimula a auto-estima e a segurança, por causa do laço afetivo criado entre o praticante de equoterapia e o cavalo. Para a coordenadora do Centro de Atendimento da Associação Equoterapia de Santos e São Vicente, Daniela Perri, o método estimula diversas sensações devido ao ambiente onde acontece a prática. "Por estar ao ar livre, na natureza, o tratamento torna-se prazeroso, e os praticantes criam uma um vínculo afetivo com o animal", explica a coordenadora.

Billy, Biônico, Conchinha, Babalu e Alambrador, são os cinco cavalos que auxiliam no tratamento de pacientes especiais. Os animais são escolhidos de acordo com o paciente. Segundo a coordenadora, é feita uma análise para descobrir qual o cavalo ideal para determinada patologia, se o animal é mais agitado, se caminha lentamente, entre outros fatores.

Ainda de acordo com Daniela, o tratamento consiste em duas etapas. Pprimeiro o praticante faz uma atividade de manejo em solo, para haver uma aproximação com o animal. Essa atividade pode ser alimentação, escovação ou banho. Em seguida, acontece a montaria, acompanhada de fisioterapeuta, psicólogo e um condutor do animal.

A pequena Maria Fernanda Vicente Pedroso, de quatro anos, é portadora de síndrome de Down e já pratica equoterapia há cerca de um ano. A mãe da menina, Célia Vicente Pedroso, ressalta os resultados. "Sinto que a postura dela melhorou muito. A fala também. Ela está mais comunicativa depois que começou a equoterapia. Além do fato de ela amar o Alambrador, ela fala dele o dia inteiro em casa, e come olhando as fotos do cavalo", afirma Célia.

Os interessados no tratamento com equoterapia, podem entrar em contato com a Associação Equoterapia de Santos, que fica na avenida Francisco Manoel s/n, pelo telefone (13) 3221-7706, ou na unidade de São Vicente, localizada na avenida Senador Salgado Filho, s/n, Jockey Clube, pelo telefone (13) 3561-3053.












Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir