Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-05-2012

Atuns na costa dos Estados Unidos têm radiação de Fukushima
Peixes levaram material radiativo mais rápido que vento e água. Usina nuclear japonesa sofreu acidente em 2011.
Atuns na costa dos Estados Unidos têm radiação de Fukushima
Foto: AP

Baixos níveis de radiação nuclear oriunda da usina atômica de Fukushima, no Japão, foram detectados em atuns na costa da Califórnia, nos Estados Unidos. Para os cientistas, é um sinal de que esses peixes podem transportar substâncias radioativas pelo Pacífico mais rapidamente do que o vento ou o mar.

Pequenas quantidades de césio-137 e césio-134, que são isótopos radioativos, foram detectadas em 15 atuns apanhados perto de San Diego em agosto de 2011, cerca de quatro meses depois do terremoto e do tsunami que danificaram a usina japonesa, causando o vazamento radiativo.

Só meses depois o vento e o mar trouxeram destroços da usina para a costa oeste norte-americana.

Teoricamente, quantidade de césio nos peixes não é nociva para os consumidores, segundo estudo publicado na revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Sem fazer uma avaliação definitiva sobre a segurança dos atuns como alimento, o pesquisador Daniel Madigan, da Estação Marinha Hopkins da Universidade Stanford, coordenador do estudo, disse que a radiação detectada nos peixes é bem inferior ao limite japonês de segurança.

"Eu não diria a ninguém o que é seguro comer e o que não é", disse Madigan por telefone, para quem o impacto pode ser mais psicológico do que real.

O césio-137 já estava presente no leste do Pacífico antes do acidente de Fukushima, mas o césio-134 só surge por atividades humanas, e não existia no mar antes do acidente, e por isso só pode ter vindo de Fukushima.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir