Categoria Social  Noticia Atualizada em 30-05-2012

Mais de 283 mil pessoas podem ter desconto na conta luz no ES
Fam�lias devem procurar ag�ncias da EDP Escelsa e fazer um cadastro. A concess�o do benef�cio passa por uma valida��o da ANEEL.
Mais de 283 mil pessoas podem ter desconto na conta luz no ES
Gestor executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler em entrevista

Mais de 283 mil pessoas no Esp�rito Santo podem ter direito ao desconto na conta de energia el�trica e ainda n�o realizaram o Cadastro �nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cad�nico), segundo um levantamento realizado nos 70 munic�pios atendidos pela EDP Escelsa. O desconto � concedido para fam�lias de baixa renda, que vivem com meio sal�rio m�nimo.

De acordo com o gestor executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler, o desconto pode ser lucrativo e muitas fam�lias n�o est�o sendo beneficiadas pois n�o conhecem o programa. "Atualmente, o percentual de desconto varia de acordo com a faixa de consumo. Uma fam�lia com consumo de 100kwh pode ter a conta reduzida pela metade. Qualquer pessoa que tem benef�cios do Governo Federal pode ter acesso a Tarifa Social", afirmou Wetler.

Para ter acesso ao benef�cio, o consumidor que j� possui o Cad�nico e o N�mero de Identifica��o Social (NIS) devem se dirigir � uma ag�ncia de atendimento da EDP Escelsa com um documentos original de identifica��o com foto, Cadastro de Pessoa F�sica (CPF) e atualizar o cadastro junto � Distribuidora.

A concess�o do benef�cio passa por uma valida��o da Ag�ncia Nacional de Energia El�trica (ANEEL). "As fam�lias de baixa renda, que ainda n�o est�o inscritas o Cad�nico, devem procurar a prefeitura de sua cidade e requisitar o NIS e, assim que o n�mero for informado, se dirigir at� uma ag�ncia de atendimento da EDP Escelsa", explicou Amadeu Wetler.

Benefici�rios
- Fam�lia inscrita no Cad�nico para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita comprovadamente menor ou igual a meio sal�rio m�nimo nacional; 

- Clientes que recebem Benef�cio de Presta��o Continuada da Assist�ncia Social (BPC); 

- Fam�lia inscrita no Cad�nico com renda mensal de at� 3 (tr�s) sal�rios m�nimos, que tenha portador da doen�a ou patologia cujo tratamento ou procedimento m�dico requeira uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam do consumo de energia el�trica;
- Fam�lias ind�genas ou quilombolas inscritas no Cad�nico ter�o 100% de desconto nos primeiros 50 kWh/m�s consumidos (as demais faixas de consumo ter�o os mesmos percentuais de desconto acima).

Documentos
- N�mero de Identifica��o Social (NIS) � obtido na prefeitura municipal por meio do cadastro no Cad�nico;
- CPF (Cadastro de Pessoa F�sica);
- Carteira de Identidade (ou outro documento de identifica��o social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Ind�gena (RANI);
- Informar se a fam�lia � ind�gena ou quilombola, ou se h� integrante na fam�lia que receba o Benef�cio de Presta��o Continuada da Assist�ncia Social (BPC). Nesse caso, � preciso informar o N�mero do Benef�cio (NB).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir