Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 30-05-2012

Halo da Via Láctea tem 11,4 bilhões de anos, determinam astrônomos
Cientista calculou primeiro a idade de estrelas próximas ao halo. "Margem de erro" é de 700 milhões de anos para mais ou para menos.
Halo da Via Láctea tem 11,4 bilhões de anos, determinam astrônomos
Foto: g1.globo.com

O halo interior da Via Láctea teria mais de 11 bilhões de anos, segundo cientistas do Centro de Astrofísica da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. O cálculo foi feito usando um novo método de precisão, criado na universidade, que atribui a idade de populações de estrelas vizinhas. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (30) na revista científica "Nature".

A nossa galáxia (Via Láctea), uma massa de milhões de estrelas, também tem vários componentes, como o disco e o halo.

No entanto, a dificuldade de calcular as idades das populações estelares, ao longo dos tempos, faz com que haja poucos dados sobre a sua formação.

Jason Kalirai, autor do estudo, desenvolveu a técnica para estimar a idade de estrelas anãs-brancas recém-formadas, usando o aglomerado globular de estrelas Messier 4, de mais de 12 bilhões de anos, como base.

Ele aplicou a técnica em uma amostra de quatro estrelas anãs brancas localizadas próximas ao halo da Via Láctea e chegou à conta de 11,4 bilhões de anos, com uma "margem de erro" de 700 milhões de anos para mais ou para menos. Na mesma observação, ele descobriu quase 2 mil estrelas anãs brancas próximas ao aglomerado.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir