Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-06-2012

Operação para substituir Exército na Penha tem 39 presos e 3 mortos
Na ações, também foram apreendidas drogas, armas e automóveis. Polícia prepara comunidades para receberem as próximas UPPs.
Operação para substituir Exército na Penha tem 39 presos e 3 mortos
Helicópteros sobrevoam as favelas da Penha.

Desde segunda-feira (28), 300 policiais militares fazem operações no Conjunto de Favelas da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas na manhã desta sexta-feira (1º) pela assessoria da Polícia Militar, até o momento 39 pessoas foram presas, 16 menores detidos, e três suspeitos mortos.

Na quinta-feira (31), a Polícia Militar começou a substituição dos militares da Força de Pacificação nas favelas da Penha para a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora na região.

De acordo com a polícia, durante as ações, também foram apreendidos 7828 pedras de crack, 245 frascos de cheirinho da loló, 12 comprimidos de ecstasy, 8152 papelotes de cocaína, 265 sacolés de cocaína, 1.663 capsulas de cocaína, 18,645 trouxinhas de maconha, além de seis revólveres, seis pistolas, uma espingarda, 392 munições e cinco carregadores de fuzil. Foram recuperadas quatro automóveis e uma moto.

Ainda de acordo com a polícia, os agentes apreenderam ainda um coldre, sete relógios, cinco pendrives, sete radiotransmissores, quatro mil embalagens de cocaína, uma réplica de fuzil e uma réplica de pistola.

Cerco em favelas
Desde a manhã desta quinta-feira (31), 300 policiais militares de 12 batalhões da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana cercam comunidades onde o tráfico de drogas é controlado por criminosos da mesma facção que atuava na Penha, na Zona Norte.

Segundo o relações-públicas da PM, coronel Frederico Caldas, o cerco é para evitar a fuga de criminosos da Penha para outros pontos do estado. Entre as comunidades cercadas estão a Favela do Jacarezinho e o Morro do Chapadão, no subúrbio, e Vila Kennedy e Metral, na Zona Oeste.

As ações desta quinta contam com policiais dos batalhões do Méier (3º BPM), São Gonçalo (7º BPM), Rocha Miranda (9º BPM), Niterói (12º BPM), Bangu (14º BPM), Duque de Caxias (15º BPM), Mesquita (20º BPM), São João de Meriti (21º BPM), Maré (22º BPM), Santa Cruz (27º BPM), Belford Roxo (39º BPM) e Irajá (41º BPM).

PM chega à Penha
A troca por policiais militares acontece nas comunidades da Chatuba, do Morro da Fé e Morro do Sereno. Desde o fim de 2010, a região é ocupada por militares da Força de Pacificação.

A polícia ainda não divulgou quando começa a troca dos militares na Vila Cruzeiro. Ainda segundo a PM, logo após a substituição das tropas, a Polícia Militar fará ações de policiamento e revista à procura de criminosos que ainda possam estar na área.

A ação na Penha conta com policiais do Batalhão de Choque (BPChq ), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aeromarítimo (GAM), além do Bope. A Polícia Militar pede a colaboração da população para que denuncie quem tiver informações sobre criminosos. Além disso, a PM pede que os moradores andem com os documentos de identificação. Já motoristas e motociclistas devem portar os documentos dos veículos e de habilitação. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.

Fonte: midiacon.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir