Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 04-06-2012

Facebook desenvolverá tecnologia para captar menores de 13 anos
O Facebook começou a desenvolver uma tecnologia para permitir o acesso de menores de 13 anos às redes sociais sob a supervisão dos pais, informou nesta segunda-feira o jornal "The Wall Street Journal".
Facebook desenvolverá tecnologia para captar menores de 13 anos
Foto: propintelectual.com.br

Com este novo projeto, a rede social de Mark Zuckerberg, que já conta com 900 milhões de pessoas no mundo todo, poderia ampliar ainda mais o número de usuários e, principalmente, de receita. Atualmente, a política do Facebook não admite que menores de 13 anos façam parte da rede, embora muitos estejam presentes com idades falsificadas.

Segundo o jornal nova-iorquino, a empresa já está testando diferentes mecanismos para conectar a conta das crianças com o perfil dos próprios pais, que, por através de uma possível página em conjunto, poderiam ficar acompanhar de perto as ações dos menores. No entanto, ainda não há uma previsão para esse serviço começar a funcionar.

De acordo com executivos da empresa, esta tecnologia também permitirá que a empresa passe a cobrar diretamente dos pais os custos dos serviços adquiridos pelas crianças, como jogos e aplicativos.

Apesar dos avanços da empresa de Mark Zuckenberg neste projeto, as autoridades federais americanas estão preocupadas com a maneira em que a rede social protegerá a privacidade do usuário. A utilização das redes sociais pelas crianças também traz novas preocupações com possíveis casos de assédio virtual.

O Facebook, por sua parte, se preocupa com os riscos que poderá enfrentar diante das autoridades de regulação, "mas acham que não podem fazer muito mais que analisar as maneiras de estabelecer controles que possam formalizar a presença das crianças na página".

"Relatórios recentes sublinharam que é muito difícil desenvolver restrições de idade na internet, especialmente quando os pais querem que seus filhos tenham acesso à conteúdos e serviços digitais", afirmaram os executivos da empresa ao jornal americano.

Segundo dados da revista Consumer Report publicados em 2011, cerca de 7,5 milhões de menores de 13 anos são usuários do Facebook, sendo que 5 milhões teriam menos de dez anos. EFE

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir