Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2012

China e Rússia anunciam união na política em relação à Síria
Declaração foi feita durante visita de Putin a Pequim. Países defendem saída negociada para a crise política do regime Assad.
China e Rússia anunciam união na política em relação à Síria
Os presidentes, durante evento nesta terça-feira (5)

Os governos da China e da Rússia estão unidos a respeito da Síria, anunciou o porta-voz da diplomacia chinesa, Liu Weimin, no dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, inicia uma visita oficial a Pequim.

"A respeito da questão síria, China e Rússia permanecem em comunicação e coordenação estreitas, seja na sede das Nações Unidas, em Moscou e em Pequim", disse Liu.

"A posição das duas partes é clara para todos: deve haver uma interrupção imediata da violência e o processo de diálogo deve ser iniciado o mais rápido possível".

"Membros do Conselho de Segurança da ONU, China e Rússia compartilham a mesma posição sobre estes pontos e são contrários a qualquer intervenção externa na Síria, e a uma troca de regime pela força", completou.

Para Liu, a crise na Síria chegou a um "ponto crítico".

Os dois países vetaram duas vezes resoluções no Conselho de Segurança que ameaçavam o governo de Bashar al Assad com sanções desde o início do ano, mas apoiaram o plano de paz elaborado pelo emissário internacional Kofi Annan.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir