Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2012

Protestos contra tarifa de ônibus e corrupção param Vitória, ES
Movimento de jovens se reúne com governo e quer mobilidade urnana. Sindicatos "lavam" escadaria do Palácio Anchieta contra corrupção.
Protestos contra tarifa de ônibus e corrupção param Vitória, ES
Foto: g1.globo.com

Dois protestos acontecem simultaneamente no Centro de Vitória na manhã desta terça-feira (5). Os atos são independentes. Um grupo de jovens, maioria estudantes, quer a redução na tarifa dos ônibus e melhoria na mobilidade urbana. Eles ocuparam a Avenida Jerônimo Monteiro, interditada antecipadamente pela polícia. O outro manifesto é feito por integrantes de sindicatos. Eles se reuniram na escadaria do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, e querem melhorias trabalhistas e o combate à corrupção.

O movimento contra o aumento da tarifa de ônibus chegou a bloquear a Avenida Getúlio Vargas, que foi liberada por volta das 10h. Segundo o coordenador do Movimento Contra o Aumento da Tarifa, Walmir de Andrade, 18 anos, os jovens estão representando toda a sociedade. "Queremos a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transcol além da redução imediata da tarifa. Além disso, pedimos a regularização dos contratos de concessão, a ampliação do sistema de transporte público e uma melhor mobilidade urbana", disse.

Os manifestantes foram ao Palácio da Fonte Grande por volta das 10h40, onde uma comissão formada por representantes da secretaria de Transportes e da Ceturb está reunida. Eles entregaram a pauta com as reivindicações e aguardam um encontro com o vice-governador Givaldo Vieira.

Trânsito
Antes do protesto, a polícia já havia interditado o trânsito na Avenida Jerônimo Monteiro. Os principais avenidas do Centro de Vitória ficaram congestionadas. O Major da Polícia de Trânsito, Giovanio Reis, disse que a interdição foi para ajudar o trânsito. "Fomos comunicados que os estudantes fariam manifestação no Centro e por isso tentamos nos antecipar para que outras pessoas não fossem prejudicadas. Para dar o direito de ir e vir, deixamos a avenida Getúlio Vargas que segue em uma mão, para funcionar nos dois sentidos. Mas em alguns momentos o grupo de estudantes interditam todas as faixas prejudicando o nosso trabalho", disse.

Para dar fluidez ao trânsito, a Avenida Getúlio Vargas que funciona como via única foi liberada como mão e contramão, segundo o coordenador da Guarda de Trânsito Stanislaw Amorim. "A orientação é que as pessoas que estão em Vila Velha passem pela Terceira Ponte e aquelas que estão em Cariacica utilizem a rodovia do Contorno. A Segunda Ponte e adjacências estão totalmente engarrafadas", explicou Amorim.

Sindicatos
O protesto dos servidores não fechou nenhuma via. Os trabalhadores fazem uma manifestação com marchinhas que criticam a atual situação. Além disso, eles realizaram a lavagem das escadarias do Palácio Anchieta. O diretor do Sindipúblicos, Gerson Correia de Jesus, informou que, além da revisão de plano de carreira, a categoria quer melhores condições de trabalho. "O movimento é contra a gerência administrativa", disse. Representantes do Sindipúblicos, Sindisaúde, Sindibancários e Sindicato dos Servidores do Instituto Estadual do Meio Ambiente realizam a manifestação.


Sindicatos "lavam" escadaria do Palácio Anchieta contra corrupção.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir