Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 05-06-2012

Vítimas do ônibus que caiu no Rio São Francisco são encontradas em SE
Corpos de criança e jovem de 20 anos foram localizados. Buscas estão concentradas para localizar o corpo da 3ª vítima.
Vítimas do ônibus que caiu no Rio São Francisco são encontradas em SE
Imagem feita em celular mostra a população tentando ajudar

Os corpos de duas das três vítimas que estavam no ônibus que caiu no Rio São Francisco, na cidade de Propriá (SE), a 98 km de Aracaju, no final da tarde desta segunda-feira (04), foram encontrados pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que retomaras as buscas no início da manhã desta terça-feira (05).

Foram encontrados os corpos de um menino de 11 anos e o da jovem de 20 anos. Os bombeiros concentram agora as buscas pelo corpo da terceira vítima do acidente, um idoso, que ainda não teve a idade confirmada. O motorista do coletivo, de 60 anos, e uma mulher, que seria mãe do garoto e tia da jovem, conseguiram sair do veículo antes que ele afundasse completamente. Eles foram resgatados por populares que presenciaram o acidente, que ocorreu por volta das 16h30, e imediatamente pegaram canoas para se aproximar do veículo.

Segundo o comerciante, Arnaldo Santos, que ajudou no resgate, os pedidos para que os passageiros pulassem do ônibus não foram atendidos.

"Nós conseguimos pegar a senhora e o motorista e ficamos gritando pedindo que o menino e a jovem também pulassem, mas eles não pularam. Se eles tivessem atendido ao nosso pedido, tínhamos conseguido salvar todos os passageiros com a canoa", disse.

O ônibus transportava feirantes do município de Aquidabã, com destino ao Povoado São Miguel, em Propriá, quando o acidente aconteceu ao chegar ao atracadouro às margens do rio.

Segundo testemunhas, o motorista estava realizando uma manobra para retornar quando houve uma falha nos freios e ele perdeu o controle do veículo, que caiu na água e foi arrastado rapidamente pela correnteza.

Buscas
O Corpo de Bombeiros foi acionado e as buscas foram iniciadas no início da noite de ontem. Os três mergulhadores, coordenados pelo tenente Márcio Caldas, tiveram dificuldades para localizar o ônibus devido à escuridão. No entanto, após muito trabalho o veículo foi encontrado e os mergulhadores amarraram cordas, fazendo uma espécie de ‘cabo guia’.

"Essa foi a primeira etapa do procedimento, ou seja, definir a localização do veículo, para então prosseguirmos para a segunda fase, que foi a de varredura no interior do mesmo, para tentarmos resgatar as vítimas", disse o tenente.

As buscas foram interrompidas por volta das 21h30. O motorista foi conduzido até a Delegacia Regional, onde prestou depoimento. De acordo com o delegado Fábio Santana, ele relatou que os freios do coletivo travaram e o pneu acabou estourando.

"Com isso, ele perdeu o controle do ônibus que acabou derrapando e caindo no rio na localidade chamada de ‘prainha’. Apesar de não apresentar sinais de embriaguez, é nosso procedimento encaminhar o condutor para o posto da Polícia Rodoviária Federal, para realizar o teste do etilômetro. O resultado será encaminhado pela PRF para nossa delegacia", informou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir