Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-06-2012

Presidente da Síria anuncia novo primeiro-ministro
Riad Hijab terá de formar um novo governo no país em crise política. Rebeldes e comunidade internacional contestam processo eleitoral.
Presidente da Síria anuncia novo primeiro-ministro
Riad Hijab. (Foto: AFP)

O presidente da Síria, Bashar al Assad, anunciou nesta quarta-feira (6) que o atual ministro da Agricultura, Riad Hijab, terá a responsabilidade de formar um novo governo.

"O presidente Assad promulgou um decreto no qual solicita a Riad Hijab a formação do novo governo da República Síria, após o novo Parlamento eleito nas legislativas de 7 de maio", anunciou o canal de televisão estatal.

Hijab substitui o ex-primeiro-ministro Adel Safar, que formou um governo em abril de 2011, um mês depois do início do movimento de protesto que afeta o regime de Damasco.

Riad Hijab, 46 anos, é natural de Deir Ezzor, leste da Síria. Com doutorado em Engenharia Agrária, ele é ministro da Agricultura desde abril de 2011.

De 2004 a 2008, ocupou a função de líder do partido Baath em Deir Ezzor. Também governou Qineitra (sul) e Lattaquieh (noroeste).

Hijab é casado e tem quatro filhos.

As eleições legislativas de maio, ocorridas em meio a uma rebelião contra o governo Assad, foram contestadas pela oposição e também pela comunidade internacional, que a consideraram uma maneira de o regime "ganhar tempo".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir