Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2012

1.500 hectares de Mata Atlântica preservados
Pesquisa identifica mais de 700 espécies da fauna e da flora brasileira em área de reserva legal da Usina Paineiras
1.500 hectares de Mata Atlântica preservados
Foto: Pedro Paz - Tramirim

Uma floresta com 770 espécies da fauna e da flora brasileira identificadas em uma região onde a maior parte da Mata Atlântica já foi devastada. Tudo isso está localizado no município de Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo, e faz parte da área de reserva legal da Usina Paineiras, uma das dez maiores indústrias capixabas do setor de alimentos.

As espécies foram identificadas durante 15 meses de pesquisa realizada pelo Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Tramirim. Pesquisadores passaram dias e noites na floresta e se surpreenderam com a quantidade de animais e espécies vegetais encontradas. Resultado de anos de preservação em uma área onde a maior parte da Mata Atlântica já foi devastada.

Em 1.500 hectares de floresta foram catalogadas 251 espécies de vertebrados terrestres,24 espécies de anfíbios, 18 espécies de répteis, 172 espécies de aves, 37 espécies de mamíferos e 268 espécies vegetais. Entre os vertebrados foram identificadas 11 espécies ameaçadas de extinção e 44 naturais da Mata Atlântica.

"Os estudos têm a finalidade de apoiar a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fazenda do Ouvidor, com 195 hectares, inserida no Verde Vale do Itapemirim, um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica do Sul do Estado do Espírito Santo", destaca o superintendente financeiro da Usina Paineiras, Antonio Carlos Freitas.

    Fonte: Sabrina Canal
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir